Ministro abre Expotec e visita estande do Governo

Ministro abre Expotec e visita estande do Governo
julho 24 13:33 2012

foto-1A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosane Guerra e o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, receberam o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp e sua comitiva, na visita que o grupo realizou ao Pavilhão da Expotec, na Reunião da SBPC, na Cidade Universitária, no Campus do Bacanga. Por quase uma hora, o ministro percorreu os stands da exposição e foi conhecer de perto muitos dos projetos que estavam sendo visitados.

No stand montado pelo Governo do Maranhão, o ministro ouviu atentamente às explicações da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosane Guerra, sobre os trabalhos desenvolvidos pelo estado em prol da ciência e tecnologia. O Maranhão é um dos que mais se destaca no apoio a projetos de pesquisa no setor. Através da Fundação de Amparo e Pesquisa do Maranhão, Fapema, o Governo conseguiu captar nos últimos dois anos, mais de R$ 330 milhões de reais para projetos que visam a promoção da ciência. “É a prova de que o Maranhão faz ciência e muito bem, com a execução de nossas pesquisas”, comentou a secretária.

Em seguida, o ministro visitou o Pavilhão da Marinha, os stands do Confap (Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas) entre outros. Muito animado, o ministro ouviu muitas explicações sobre os trabalhos em pesquisa desenvolvidos em vários estados que estavam expondo no pavilhão de ciência e tecnologia. No stand da Universidade Federal do Maranhão, o ministro viu de perto o selo comemorativo da 64º SBPC, promovido pelos Correios em parceria com a UFMA.

Base de Alcântara a é prioridade – Marco Antônio Raupp visitou ainda o stand montado pelo Programa Aeroespacial Brasileiro. Lá, ouviu explicações técnicas do que estava sendo apresentado e mais tarde, em entrevista coletiva à imprensa, anunciou que a Base Aeroespacial de Alcântara é prioritária para o governo brasileiro. “Não abandonamos o programa. O desenvolvimento da base de foguetes de Alcântara é fundamental para o Brasil. Tanto que já estamos até nos preparando para fazer um concurso para lá, são oito vagas agora. Mas o que começa com pouco no futuro pode ser muito mais. E pode ser o primeiro passo para o combate a pobreza no estado”,analisou.

O Ministro também confirmou que o debate em torno do Código Nacional de Ciência e Tecnologia continua. O projeto elaborado através de entidades como o Consecti, Confap, a SBPC entre outros, está tramitando na Câmara, através do projeto de lei nº 2.177/2011 e no Senado, através do PLS nº 619/2011. Presentes ao auditório durante as explicações do Ministro, o representante da Confap, professor Paulo Bresser, da Universidade de Araucária no Paraná e o presidente do Consecti, Odenildo Sena, concordaram com a necessidade da discussão do código.

A Reunião da SBPC acontece até a próxima sexta-feira, dia 27, e tem o apoio do Governo do Maranhão.  A presidente da SBPC, Helena Nader, ressalta a importância da participação da sociedade: “Trazer esse encontro para São Luís é homenagear os 400 anos de sua história e levar a importância de mostrar à população e aos participantes do encontro que a ciência, cultura e saberes tradicionais fazem parte desta cidade”.

 

 

  Categorias: