Pesquisa desenvolvida em Chapadinha beneficiará produtores rurais

setembro 23 18:32 2009

Pesquisa coordenada pela professora Rosane Claudia Rodrigues, FOTO3do curso de Zootecnia do Campus de Chapadinha, irá beneficiar produtores rurais da região do Baixo Parnaíba que utilizam gramíneas e leguminosas como base da alimentação animal.  “O objetivo do projeto é avaliar o comportamento dessas plantas forrageiras e, a partir de um diagnóstico, recomendar o manejo mais adequado para os produtores”, diz Rosane.

 

O projeto – denominado “Morfogênese e Características Estruturais da Brachiaria Brizantha cv. Marandu no Baixo Parnaíba” – está entre os selecionados de 2008 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão) e tem a participação de dois bolsistas: Daurivane Rodrigues Souza e Geyhandson Santos de Lima.

 

Além dessa pesquisa, Rosane Rodrigues orienta mais três experimentos: “Avaliação de Cultivares de Mandioca (Manihot esculenta Crantz), para a Alimentação de Ruminantes no Baixo Parnaíba”; “Estudo do Capim-elefante Roxo (Pennisetum purpureum) Submetido à Adubação Orgânica e Mineral” e “Avaliação agronômica do capim Xaraés sob doses crescentes de nitrogênio”. Todos os projetos são desenvolvidos no setor de forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA de Chapadinha.

 

Em casa-de-vegetação (estufa), a pesquisadora desenvolve mais cinco experimentos envolvendo espécies do gênero Brachiaria (Mulato e Xaraés), Cynodon (tifton-85), Stylosanthes (Campo Grande) e Sorgo. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com o professor Dr. Henrique Nunes Parente, do curso de Zootecnia. Para o bolsista Geyhandson Lima, a participação nesses projetos é muito importante, pois contribui para ampliar sua formação acadêmica. “A pesquisa permite compreender na prática tudo aquilo que é ensinado em sala de aula”, declarou.

 

FOTO10Além de Geyhandson e Daurivane, outros alunos do CCAA participam como bolsistas: Leones Costa dos Santos (Fapema), Samy Emanuelle Cavalcante e Adão Ronildo do Carmo (CNPq) e Maria da Conceição Linhares (UFMA). Durante atividades de campo, bolsistas e alunos voluntários aprendem todo o manejo, desde o preparo do solo até a época ideal para o corte das forrageiras que serão usadas na alimentação dos animais”.

 

A professora Rosane Cláudia Rodrigues é Zootecnista, com mestrado e doutorado pela USP. Trabalha há 01 ano no Campus da Chapadinha. Sempre atuou na área de forragicultura e pastagens. Antes de assumir a vaga no CCAA, Rosane trabalhava na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), inicialmente como bolsista PRODOC da capes e posteriormente como DCR/FAPEMAT/CNPQ. Nesse mesmo período, atuou e ainda atua no programa de Pós Graduação em Ciência Animal.

 

Rosane Cláudia Rodrigues também coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Forragicultura e Pastagens no MA (FOPAMA). O grupo é composto por professores de várias instituições do país, entre elas a USP (Universidade de São Paulo), UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), UFT (Universidade Federal do Tocantins) e a própria UFMA, além de vários colaboradores da EMBRAPA.

 

Além da pesquisa, o FOPAMA também desenvolve atividades de extensão. No dia 15 de maio deste ano, foi realizado o “I Dia de Campo” no CCAA, como parte das comemorações do dia do zootecnista. O evento contou com uma ampla participação de alunos e professores de todos os cursos da UFMA, além de técnicos do SEBRAE, MASUL e outros segmentos. Para esse semestre já está agendado o I Workshop e II Dia de Campo, que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Segundo Rosane, esse projeto foi submetido a FAPEMA, no edital de Apoio a Realização de Eventos Científicos (AREC) visando pleitear recursos para a realização do evento.

 

Mais informações sobre as linhas de pesquisa e sobre o grupo FOPAMA podem ser obtidas no site: www.fopama.ufma.br e pelo e-mail da professora rosanerodrig@gmail.com

Карлос предвидел "Трудно быть богом стругацкий скачать"такое действие "Сказка странствий скачать"своей уловки.

Он спас много "Игра на компьютер шаман кинг скачать"путников на Сен-Готарде.

Ну, "Реферат введение пример"солдат ночью "Скачать икону бутырки"отправился во вражеский лагерь "Minecraft spellbound caves скачать"и принес "Дюма отец произведения"свою флягу обратно.

Ничего таинственного, "Электронные книги по психологии скачать бесплатно"однако, тут "Скачать солдат удачи игру"не было.

Меня не "Скачать игру снежок обеденный переполох полную версию"трогают романтические лохмотья.

Может быть, позже, когда здешний гарнизон будет усилен.

  Categorias: