Pesquisa internacional busca identificar o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos estudantes do ensino superior

Estudantes podem participar respondendo questionário online disponível no endereço https://www.1ka.si/a/282709 até segunda-feira, 15 de junho

Pesquisa internacional busca identificar o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos estudantes do ensino superior
junho 08 11:24 2020

O impacto da pandemia da Covid-19 na vida de estudantes do ensino superior é foco de uma pesquisa on-line lançada pela Universidade de Ljubljana da Eslovênia / Faculdade de Administração Pública (com parceiros internacionais). Lançada em 05 de maio deste ano, a pesquisa tem abrangência mundial e, no Maranhão, conta com o envolvimento do professor do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Denílson Bezerra. O questionário on-line, que está disponível no endereço https://www.1ka.si/a/282709 e pode ser acessado até segunda-feira, 15 de junho, é baseado e amplia a “Pesquisa da União dos Estudantes Europeus (2020)” e tem como alvo os estudantes do ensino superior. Ela investiga como é a vida dos estudantes durante a pandemia da COVID-19, incluindo ensino e aprendizagem, contatos sociais , bem como a forma como os alunos lidam com a situação emocionalmente em diferentes partes do mundo.

O professor Denílson Bezerra, destaca que a pesquisa é interessante porque se propõe a mensurar de que forma uma pandemia dessa proporção pode afetar a formação acadêmica de estudantes em todo o planeta. “A pesquisa se propõe a demonstrar também, de forma anônima, os diferentes perfis socioeconômicos desses estudantes e como cada um desses grupos são impactados, assim como, seus países. Tal cenário é relevante porque pode proporcionar informações que sirvam para subsidiar políticas públicas em escala global”, observa o professor.

 

A pesquisa tem como fundamento o fato de que em um espaço de apenas alguns meses, a pandemia de COVID-19 causada pelo novo coronavírus transformou radicalmente a vida de pessoas em todo o mundo, incluindo estudantes do ensino superior. Além das conseqüências devastadoras para a saúde das pessoas diretamente afetadas pelo vírus, a pandemia da COVID-19 teve grandes implicações na maneira como os alunos do ensino superior vivem e trabalham, afetando profundamente o seu bem-estar físico e mental.

 

A pesquisa possui parceiros que compreende mais de 150 universidades pelo mundo. No Brasil, a UFMA, até o momento é a única universidade parceira da pesquisa contribuindo na divulgação do questionário e, posteriormente, com a elaboração do relatório da pesquisa e organização de publicação científica.
O questionário on-line está dividido em 7 secções e deve levar cerca de 15 minutos no total para preencher. Os dados recolhidos serão utilizados apenas para efeitos do inquérito e resumo estatístico.

  Categorias: