“Pesquisadores do Maranhão” encerra ciclo de lançamentos de livros no stand da FAPEMA na SBPC

“Pesquisadores do Maranhão” encerra ciclo de lançamentos de livros no stand da FAPEMA na SBPC
julho 15 20:44 2011

lanamento-livroCom participação do secretario adjunto de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Almir Coelho, e da diretora presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), aconteceu, na tarde desta sexta-feira (15), o lançamento da obra “Pesquisadores do Maranhão”, no stand da Fundação na 63ª Reunião Anual da SBPC. O livro foi organizado e editado pela FAPEMA e traz uma compilação dos trabalhados apoiados nos últimos anos pela FAPEMA, por meio dos editais Universal, Programa Primeiros Projetos (PPP) e Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).

“Somente entre janeiro e dezembro de 2010, a FAPEMA investiu mais de R$ 7 milhões na qualificação profissional voltada às atividades de ensino e pesquisa, por meio de diversas modalidades de bolsas e auxílios. O livro e resultado deste trabalho de democratização do acesso aos recursos, com base no mérito técnico-científico”, pontuou Rosane Guerra.

A obra “Pesquisadores do Maranhão” traz 190 resumos relativos aos projetos financiados em duas edições do edital Universal, nos anos de 2009 e 2010; 16 do edital PPP; e seis do PRONEX, totalizando 212 resumos. A ideia é que o livro sirva como fonte de pesquisa a estudantes, pesquisadores e profissionais da imprensa e que seja aproveitado para possíveis intercâmbios entre os pesquisadores.

“Essa foi apenas a primeira edição. A cada volume, traremos mais pesquisas apoiadas pela Fundação e, assim, iremos formar uma coletânea que mostre o perfil do que esta sendo produzido no Estado”, enfatizou a presidente da FAPEMA. O livro será disponibilizado gratuitamente em São Luís, na sede da Fundação.

Ao longo da semana, foram lançados, no stand da FAPEMA, livros que receberam auxilio, por meio do Programa de Apoio a Publicações. Ao todo, foram sete títulos, com a presença de quatro autores maranhenses. No stand também foi distribuído aos visitantes um catalogo de publicações da FAPEMA, com informações sobre diversas obras apoiadas pelo edital APUB.

  Categorias: