Pesquisadores maranhenses lançam o livro “A Imagem na Idade Mídia”

Pesquisadores maranhenses lançam o livro “A Imagem na Idade Mídia”
novembro 09 14:48 2010

O Centro Cultural Odymidiaflyerlo Costa Filho abre suas portas nesta quarta-feira, 10 de novembro, para o lançamento do livro  “A Imagem na Idade Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo” que reúne uma série de artigos sob a organização do músico, fotógrafo e professor  Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil.

Trata-se de uma compilação de artigos em que se destaca o enfoque multidisciplinar sobre o tema da imagem. Os autores que compõem a coleção de artigos provem de áreas de atuação diferenciadas, o que proporciona ao livro uma abertura no campo de interesse da imagem. Estão presentes temáticas que abrangem desde a área da política, do design e do jornalismo , até as áreas das artes plásticas, do turismo e da religião – o ponto de coincidência entre todas as abordagens está na centralidade do estudo da imagem e sua importância na sociedade atual. O livro foi fomentado por meio do edital de Apoio a Publicações (APUB), lançado pela FAPEMA  no ano de 2009.

O compêndio é composto pelos seguintes artigos e respectivos autores: “‘Viva Oxalá’ e as bordas: uma experiência periférica na estética televisiva”, de Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil; “O designer e a produção de sentido na construção de iconografias”, de Raquel Gomes Noronha, professora do curso de Design da UFMA, responsável pelo projeto gráfico do livro; “Funções da foto nas páginas de jornal: discursividade e auto-referencialidade da imagem fotográfica”, da fotógrafa, jornalista e pesquisadora Carolina Libério; “O Manto da Apresentação de Bispo do Rosário: uma poética em processo”, de autoria do artista plástico e professor José Almir Costa Valente Filho; “A ocupação dos vazios urbanos pelos grafitis no Centro Histórico de São Luís”, do jornalista, fotógrafo, músico e pesquisador Bruno Soares Ferreira; e “Patrimônio Cultural: a estetização da mercadoria no campo midiático”, de autoria da doutoranda em políticas públicas, Geórgia Patrícia da Silva.

O lançamento – Uma das ideias centrais durante o lançamento do livro será a da articulação entre o conteúdo teórico presente nos artigos e as demais atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelos autores. A apresentação de fotografias, a execução ao vivo de uma pintura e o diálogo desta expressão com a música ilustram a transversalidade das práticas dos autores e o diálogo possível nos mais diferentes níveis de expressão – da  escrita ao fazer artístico.

Durante o lançamento que inicia às 18h, o artista plástico Almir Valente fará uma performance artística, pintando um quadro ao vivo. A performance será acompanhada por pocket show da banda Coletivo Gororoba. Também será realizada uma exposição fotográfica composta por imagens realizadas por autores do livro e Eduardo Cordeiro.

 

Драконово "Игры александр скачать"пятно горело словно в огне.

Было сказано, что он последний, неотразимый "Играть в игру крутой сэм"и единственный, который поможет достичь желаемого, "Скачать игру для электронной книги ritmix"когда все остальные "Фильмы скачать освобождение"способы, описанные на предыдущих шести камнях, потерпят неудачу.

Оказаться не "Скачать книги громыко бесплатно"тем, кого она ищет, показалось "Игра скачать про паркур"ему немыслимой глупостью.

От напряженной работы "Скачать ключ для kaspersky"мысли Джеф впал в транс почти аффенхемовского "Скачать песню жил был я"масштаба.

Мне был нужен именно апельсиновый "Скачать все альбомы линкина парка"сок.

Он снял плащ, затем и прилипшую рубашку, "Intel 82845g gl gv graphics controller драйвер скачать"чтобы не стесняла движения.

  Categorias: