Planetário é sucesso de público na SNCT que já recebeu mais de 20 mil pessoas e a participação de sessenta escolas

Planetário é sucesso de público na SNCT que já recebeu mais de 20 mil pessoas e a participação de sessenta escolas
outubro 16 20:02 2014

 

planetariooO planetário é mais uma vez a grande atração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será encerrada neste sábado (18), às 20h, na área externa do São Luís Shopping. O evento é promovido pelo governo do Estado por meio da Secretária de Ciência e Tecnologia e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Até a tarde de quinta-feira (16), 20 mil pessoas já haviam passado pelo local interessadas em conhecer o que há de novidade na área de ciência, tecnologia e inovação.

Alunos de mais de 60 escolas já visitaram a “Cidade da Ciência” e a maioria deles assistiram e se encantaram com a sessão do planetário. A cada meia hora, a sala esférica montada em uma estrutura inflável de 3,2 metros de altura recebe um grupo de 40 pessoas dispostas a conhecer mais sobre astronomia. Os equipamentos utilizados nos planetários permitem projetar o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteroides, luz crespuscular, Sol e Lua, simulando viagens pelo espaço, possibilitando aos participantes maior aprendizado sobre o tema.

O evento é aberto ao público e tem uma programação que contempla pessoas de todas as idades. “O planetário é sem dúvida uma das melhores atrações do evento. Gostei muito além de ser divertido a gente ainda aprende muita coisa sobre os astro e de uma forma bem legal”, disse o estudante André Oliveira. “Eu vim ano passado e agora quis vir novamente porque é muito bacana”, completou Ana Paula Arruda.

faixada sncttNa “Cidade da Ciência” os visitantes também tem a oportunidade de saber mais sobre as diferentes formas de energia no Espaço Digital, onde foram montadas telas touchscreen com games sobre diferentes formas de geração de energia prometem e está fazendo sucesso entre crianças e jovens. No local o visitante pode tirar foto em um totem que permite a impressão imediata da fotografia.

Acesso ao conhecimento – A SNCT tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o País. Trabalhos nas áreas de engenharia, medicina, saúde, física, química, biologia, matemática, astronomia, ciências sociais aplicadas e do conhecimento científico em geral podem ser vistos no local. A programação inclui ainda minicursos, oficinais, palestras e apresentação de projetos inovadores.

As palestras que acontecem nos quatro auditórios montados na “Cidade da Ciência”, também tem atraído um grande público. Nesta quarta-feira (16) foram abordados temas como a “A Cultura do Arroz no Maranhão: Desafios e Perspectivas”, “A utilização de ferramentas lúdicas na aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos: um estudo de eficácia de vídeos e jogos educativos” e “Energia solar: fonte alternativa de água potável no século XXI”.

Em um stand da FAPEMA os visitantes podem ainda conhecer publicações de autores maranhenses nas mais diversas áreas, cujos livros foram publicados com o apoio da fundação. No local também estão expostas revistas e as três edições do livro Pesquisadores do Maranhão, organizado pela equipe do Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA, que consiste no resumo de pesquisa desenvolvidas no Estado. Toda a programação do evento está disponível no site da FAPEMA www3.fapema.br.

As inscrições para os interessados em participar das atividades (que dão direito a certificado) podem ser feitas no local. Todas as modalidades de participação são gratuitas. Entre as instituições que participam do evento com stand montados no local onde várias atividades são desenvolvidas estão a UFMA, Uema, Estácio, Ceuma, Facam, Pitagoras, Ifma, Cest, Univima, Instituto Florence, Colégio Militar 2º de Julho, Colégio Militar Tiradentes, Sebrae, Senai, Icrim, Embrapa, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gaspar Dutra, secretarias de Estado, entre elas, a de Igualdade Racial, Cultura, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

  Categorias: