Pontes em nosso entendimento

Pontes em nosso entendimento
outubro 29 14:11 2020

A evolução do livro reflete, acompanha e influencia a evolução do homem. Foram etapas que se aprimoraram com a experiência, conhecimento e principalmente sabedoria. A amplitude da escrita começou com o papiro e,mais tarde, as palavras foram ordenadas em pergaminhos.

Com o tempo, as informações passaram a ser transmitidas pelo papel e logo depois as técnicas de impressão se estabeleceram. Já no século XX, surgiram as bibliotecas a fim de organizar a grande quantidade de livros e, no
século seguinte, foram abertas para a frequentação de leitores. Hoje, com o aprimoramento tecnológico, os livros digitais surgem como uma alternativa prática e ainda mais interativa para ter acesso ao conhecimento.

Entre pautas sobre notícias, virtudes, histórias e estórias diversas, as pessoas se debruçam e aprendem mais sobre elas mesmas e o seu meio. Assim, criam novas realidades e as registram há séculos por causa dessa ferramenta que é fonte de crescimento. Como em um ciclo construtivo.

Sim, a presença do livro influenciou profundamente as ideias que moldaram o mundo e, por isso, há um dia para refletirmos sobre o poder das palavras de abrir novas janelas em nossas mentes. Saber apreciar essa magnitude é permitir que as páginas transpassem as prateleiras para construir pontes em nosso entendimento.

Nesse dia 29 de outubro, queremos aqui deixar o nosso reconhecimento e gratidão àqueles que são responsáveis pela existência dos livros e firmar mais uma vez nosso compromisso com a produção de ainda mais exemplares. Nossa parceria com os maranhenses já foi responsável por gerar vários deles e desejamos que eles não apenas existam, mas que ocupem um lugar ativo e proeminente na vida de cada leitor.

 

Por Lívian Paula (Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA)

  Categorias: