Prêmio FAPEMA 2011 é apresentado em Imperatriz

Prêmio FAPEMA 2011 é apresentado em Imperatriz
agosto 15 22:51 2011

ImperatrizO Prêmio FAPEMA 2011, que está com inscrições abertas até o próximo dia 26, foi apresentado pela diretora-presidente, Rosane Nassar Meireles Guerra, nesta segunda-feira (15), na cidade de Imperatriz. Os campi da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) receberam a visita da presidente da Fundação, que convidou a comunidade acadêmica da região Tocantina a submeter propostas ao Prêmio.

Rosane Guerra destacou que pesquisadores de Imperatriz já foram premiados em edições anteriores e alertou para a nova categoria, “Empresa Inovadora”, que premiará a iniciativa privada, com foco na inovação de produtos e processos. “Imperatriz possui um forte pólo comercial e industrial, e essas empresas têm tudo para preencher os requisitos necessários para concorrer à categoria Empresa Inovadora”, afirmou.

A presidente também explicou aos presentes que a avaliação dos trabalhos inscritos no Prêmio é feita por consultores ad hoc de instituições de outros estados, conferindo aos projetos premiados mérito técnico científico. “Os pesquisadores que são contemplados no Prêmio, assim como em outros editais da Fundação, devem se sentir orgulhosos e meritosos, uma vez que a avaliação adota critérios nacionais. Por isso, o pesquisador que é contemplado hoje pela FAPEMA deve se sentir estimulado a concorrer também aos editais das agências federais”, explanou Rosane Guerra.Imperatriz3

Outros editais recentemente disponibilizados no endereço eletrônico da Fundação (www3.fapema.br) também foram destacados nas apresentações, como o Maranhão Faz Ciência (voltado à iniciação científica júnior), a segunda etapa do programa Aula do Futuro, e a segunda rodada do edital de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia (voltado a organização de eventos científicos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

Imperatriz2No final da tarde, a presidente conheceu as obras das futuras instalações do Campus da UFMA em Imperatriz, acompanhada do diretor do Centro da Universidade, Jeferson Moreno, e do representante da FAPEMA na região Tocantina, Manoel Dantas.

Apoio às empresas – Ainda durante a agenda em Imperatriz, Rosane Guerra reuniu-se com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Gilson Kyt, para falar do Programa de Apoio à Pesquisa nas Empresas – PAPPE Integração. Ela comentou sobre a importância de disseminar o edital entre as empresas locais e que, para isso, o apoio da Associação Comercial nessa ação é fundamental. “Essa modalidade de apoio é muito interessante para o nosso empresariado, ainda carente em projetos de inovação”, disse Gilson Kyt, sinalizando uma parceria para divulgação do edital na região Tocantina.

A presidente da FAPEMA também confirmou a participação da instituição na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – FECOIMP, que acontecerá de 14 a 17 de setembro, no Centro de Convenções da cidade. “Iremos movimentar nosso stand com ações voltadas ao público empresarial, como consultoria e oficinas sobre o PAPPE e, também, sobre o Programa Pesquisador na Empresa (RHAE) que devemos relançar em breve”, adiantou Rosane Guerra.

“Precisamos desmistificar a ideia de que a FAPEMA é uma instituição meramente acadêmica. Os recursos que disponibilizamos são para o desenvolvimento científico e da inovação no Maranhão. Somente com essa amplitude de ações conseguiremos mudar os índices de ciência  e tecnologia do Estado”, finalizou.

  Categorias: