Programa Maranhão Mais Música tem resultado divulgado

Programa Maranhão Mais Música tem resultado divulgado
abril 07 21:11 2014

AEditais2013 mottaA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA divulgou na tarde desta segunda-feira, 07, o resultado das propostas aprovadas no edital do Programa Mais Música.

O edital é fruto da parceria da FAPEMA e Secretaria de Estado da Educacão do Maranhão – Seduc tem como objetivo estimular a organização de grupos de bandas e fanfarras com a inserção de instrutores e coreógrafos que atuarão no desenvolvimento de atividades musicais com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram aprovadas 24 propostas e a lista já está disponibilizada no site da Fundação.

As propostas foram analisadas por uma comissão integrada por professores da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA; Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, Seduc, além da FAPEMA.

“O Edital aborda o estimulo a organização de bandas e fanfarras a partir da inserção de instrutores e coreógrafos que já trabalham em unidades educacionais para estimular atividade cultural através da música. Isso é muito bom e positivo para todos”, observou a Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, Márcia Maciel.

Foram destinados R$ 696 mil para financiamento de bolsas no valor R$ 580 com duração de 1 ano. Concorreram instrutores e coreógrafos com experiência prévia e comprovada-através de declarações das secretarias de educação – com esse tipo de organização e que tenham formação em Música.

O consultor do edital, professor doutor da UFMA, Alberto Dantas, destacou a seriedade do processo de avaliação. “A FAPEMA faz um trabalho sério de seleção com uma cobrança técnica e exigente nas universidades. Vimos propostas boas de pessoas novas, algumas menos preparadas outras menos preparadas. Uma iniciativa louvável da Fapema”, avaliou.

“Qualquer iniciativa que venha favorecer o campo da música certamente será de bom tamanho para área”, afirmou o diretor da Escola de Música, Raimundo Luiz Ribeiro.

De acordo com a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, o edital também ajudará na criação de novas bandas e fanfarras nas escolas públicas.

“Vai envolver não só as escolas da rede estadual, mas também as escolas municipais e essa nossa parceria estabelecida com a Secretaria de Educação acima de tudo quer incentivar o talento artístico que cada uma dessas crianças e jovens tem e que podem, quem sabe, auxiliar até na escolha de um caminho profissional”, observou Rosane Guerra.

No Maranhão existem hoje trinta e cinco instituições de ensino que tem em sua grade Bandas e Fanfarras. De acordo com o presidente da Associação Maranhense de Bandas e Fanfarras, Armando Nobre.

  Categorias: