Publicação digital “Indicadores Estaduais de C&T” é lançada durante reunião na SBPC

Publicação digital “Indicadores Estaduais de C&T” é lançada durante reunião na SBPC
julho 24 18:26 2013

luis elias

Foi aberta na manhã desta quarta-feira, em Recife, a II Reunião da Rede Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T). O evento, que acontece paralelo a SBPC, reúne secretários de Ciência e Tecnologia e Presidentes de FAPs de todo o Brasil. A diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra e a diretora Administrativa e Financeira da Fundação, Stael Chaves, participam do evento que acontece até quinta-feira (25).

Durante a reunião, aberta pelo secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Elias, foi lançada a publicação digital “Indicadores Estaduais de C&T- 2011”, onde encontram-se tabelas e gráficos de dispêndios, bolsas, patentes individuais para cada unidade da federação. A publicação também está disponível na internet, onde será atualizada anualmente no endereço www.mcti.go.br/riecet_indicadores_estaduais.

O secretário Luiz Elias destacou que a publicação é uma ferramenta importante para harmonizar as políticas de C&T. “O tratamento dessas informações em uma base analítica é fundamental para isso e para criação de uma rede. Eu quero agradecer em nome do Ministério da Ciência e Tecnologia a toda equipe, não só do ministério, mas em especial o esforço das FAPs e aos secretários e também ao IBGE”, disse o secretário executivo. rosanee

A Rede de Indicadores Estaduais de C&T, resulta de compromisso entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Fundações de CT&I – CONSECTI e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP. A programação da reunião incluirá, além da nova versão do treinamento, importantes informações referentes aos novos levantamentos que são importantes, inclusive para conta Satélite de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil.

Dirigida pela Coordenação-Geral de Indicadores do MCTI, a Rede de Indicadores é um espaço qualificado para discussão da temática; harmonização de recursos metodológicos e incorporação de novos procedimentos operacionais à produção de indicadores de C&T. Compete a rede ainda capacitar gestores estaduais envolvidos nas ações propostas, avaliar atividades executadas e validar os resultados obtidos. 

  Categorias: