Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental acontecerá entre os dias 03 e 06 de setembro

Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental acontecerá entre os dias 03 e 06 de setembro
abril 18 14:16 2017

cartaz-fesbeExiste crise de reprodutibilidade na ciência? Este é um assunto que tem despertado interesse em diversos centros de pesquisa tanto no exterior como aqui no Brasil e será um dos temas debatidos durante a XXXII Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) que, neste ano, acontecerá em Campos de Jordão, entre os dias 03 e 06 de setembro.

Segundo instituições internacionais como a Federation of American Socities for Experimental Biology, três fatores principais dificultam a capacidade de reproduzir resultados experimentais. Entre estes, a falta de definições uniformes, descrições pouco detalhadas do problema e lacunas na formação científica.

Outro problema enfrentado pela comunidade científica brasileira e internacional e que será debatido durante a FeSBE é a pressão de sociedades em diversos países contra a experimentação animal.  Qualidade dos biotérios, sanidade e bem estar animal, modelagem e genética de animais de laboratório, o uso de anestésicos corretos são tópicos de um curso durante a reunião anual.

O que será de nós em um futuro sem ciência, tecnologia e inovação? Este tema será abordado em uma mesa redonda que contará com a participação de Dalton Vassallo, presidente da FeSBE, Helena Nader, presidente da SBPC, Marcelo Morales (CNPq), Adalberto Vieyra (Capes), Hernan Chaimovich (Fapesp) e Luiz Eugênio Moraes Mello (Unifesp), e, em conferências.

A programação ainda tem conferências e simpósios sobre zika vírus e a contribuição da comunidade científica brasileira; medicina regenerativa e terapia gênica; imunodeficiência e autoimunidade; vacina contra dengue; rede brasileira para desenho, descoberta e desenvolvimento de fármacos; câncer e coração: novos paradigmas de diagnóstico e tratamento; biologia cardiovascular, renal e respiratória; microbiota; exercício físico; entre outros tópicos de interesse.

A programação é extensa e está disponível no site http://www2.fesbe.org.br/eventos/reuniao-anual2017/.

  Categorias: