Revista Inovação chega à edição 40 em formato totalmente digital

São 30 matérias jornalísticas produzidas pelo Núcleo de Difusão Científica que estão distribuídas em 11 editorias

Revista Inovação chega à edição 40 em formato totalmente digital
janeiro 11 11:28 2021

Já está disponível, desde o mês passado, para acesso on line, a edição n° 40 da Revista Inovação, produzida pelo Núcleo de Difusão Científica da  Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

“A Revista Inovação, em seu novo formato, está muito mais completa e acessível a todos”, avaliou a coordenadora do Núcleo de Difusão Científica (NDC), Leidyane Ramos. A revista  foi produzida em formato HTML, com o conceito de convergência de mídias. Hipertexto, hiperlinks, imagens, áudio e vídeo narram, do ponto de vista jornalístico, o trabalho e os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas vencedores do Prêmio Fapema 2019 Terezinha Rêgo.

Ela pode ser acessada por meio do site www.fapema.br, direto no site da publicação  (revista.fapema.br) ou por meio da conta do instagram (no linktr.ee/FAPEMA disponível na bio).

Um dos destaques é o trabalho de um jovem cientista do ensino técnico que identificou a primeira ocorrência de ingestão de microplástico por ostras no Maranhão.

Outros destaques são as reportagens sobre os estudos para potencializar a produção de forragem de gramíneas, combate ao tifo canino, diagnóstico do calazar, autosustentabilidade da ovinocaprinocultura, calculadora de risco do HPV, potencial terapêutico dos óleos essenciais, inteligência artificial no combate ao glaucoma, energia que se origina das escamas de peixe e copos descartáveis que se transformam em filamentos para uso em impressoras 3D.

São 30 matérias contempladas nas editorias Especial, Sábias Palavras, Saúde, Biológicas, Agrárias, Humanas, Exatas e Engenharias, Sociais Aplicadas e Letras e Artes, além do carrossel de fotos na editoria Fotosíntese e sugestões de leitura na Estante.

“O NDC fez um estudo e preparou este novo formato com toda responsabilidade, dedicação e carinho”, ressaltou a jornalista Leidyane Ramos. “Esperamos que nossos leitores acompanhem e interajam conosco neste novo conceito da revista de jornalismo científico no Maranhão”, finalizou.

  Categorias: