Nº 37 – Prêmio Fapema reforça compromisso com a pesquisa

Nº 37 – Prêmio Fapema reforça compromisso com a pesquisa
junho 19 16:49 2019

A realização da 14ª edição do Prêmio FAPEMA em dezembro de 2018, no Teatro Arthur Azevedo, foi um encontro memorável de produtores de conhecimento agraciados com o reconhecimento de seus trabalhos em prol do estado do Maranhão. Alinhada ao governo Flávio Dino, a FAPEMA reorienta sua política de editais com o propósito de promover pesquisas que estejam conectadas com as necessidades da população. No momento de premiar esses pesquisadores, recebemos também uma retribuição ao constatarmos que estes aceitam e acolhem o planejamento das ações estratégicas da Fundação. Temos escolhido construir anualmente planos de trabalho que anunciam aos pesquisadores os temas estratégicos que serão objetos de financiamento. Dessa forma, o Prêmio FAPEMA é mais um exemplo de que fechamos com êxito, não somente o ano de 2018, mas sobretudo, o mandato do governador Flávio Dino (2015-2018), com a certeza de que contribuímos para uma aliança produtiva e determinante para os próximos ciclos de formação de recursos humanos e de desenvolvimento científico em todo o estado.

O professor e antropólogo Sergio Figueiredo Ferretti, que até o início de 2018, exerceu atividades como professor emérito da Universidade Federal do Maranhão e foi coordenador da Graduação em Ciências Sociais e dos Mestrados em Políticas Públicas e em Ciências Sociais, foi o homenageado da noite. E sua mulher, a professora Mundicarmo Maria Rocha Ferretti recebeu o Prêmio Especial. O prêmio contou com mais de duzentos trabalhos inscritos que foram avaliados por um Comitê de Julgamento formado por 13 consultores ad hoc dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, garantindo assim maior lisura no processo de escolha dos finalistas.

As pesquisas perpassam por todas as áreas a exemplo Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e Engenharias, Saúde e Humanas e Sociais. Na página 08 apresentamos uma matéria especial sobre a noite do Prêmio. Excepcionalmente ocupamos as páginas da entrevista para publicar o artigo “Identidade cultural maranhense na perspectiva da Antropologia”, de Sergio Ferretti (12).

A partir da página 18 você terá a oportunidade de ler matérias sobre as pesquisas vencedoras nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Inovação Tecnológica, Jornalismo Científico, Desenvolvimento Humano e POPVIDEO Ciências. A coluna SÁBIAS PALAVRAS, na página 96, traz um artigo do professor Igor Gastal Grill, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, e um dos editores da Revista Pós Ciências Sociais – RePOCS, publicação do PPGCSoc. Grill fala da importância do trabalho do professor Ferretti na UFMA.

Agradecemos a todos os pesquisadores vencedores do Prêmio FAPEMA que colaboraram conosco na feitura desta edição especial. Muitos depoimentos comprovam que a FAPEMA consegue a cada ano estimular mais estudantes e professores a participarem dos editais para garantir conquista e realização de seus projetos. Estas ações tornam-se elos que nos fortalecem e nos conectam em torno do desejo de trabalharmos social e politicamente pelo bem comum.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

  Categorias: