Rio Grande do Norte sedia fórum nacional de gestores de ciência e tecnologia

Rio Grande do Norte sedia fórum nacional de gestores de ciência e tecnologia
fevereiro 24 20:09 2010

20090401155021confapO Fórum do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) acontece nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de fevereiro, na capital do Rio Grande do Norte, Natal, com objetivo de definir estratégias para o fortalecimento dos sistemas estaduais de CT&I, além da efetivação do Plano de Ações apresentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, representará o Estado no evento, que contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Carlos Alberto Aragão.

“Uma reunião desse porte, que congrega representantes do alto escalão dos governos federal, estaduais e municipais, é uma oportunidade única de discutir estratégias e metas para impulsionar a pesquisa científica e tecnológica de ponta e a inovação com vistas ao desenvolvimento regional e nacional”, destacou Aragão.

O lançamento da Agenda de Convergência das Ações de CT&I para Inclusão Social do Rio Grande do Norte, previsto para o primeiro dia do encontro, deverá incentivar a criação de novos programas que melhorem o ensino e a difusão da ciência para o cidadão comum.

Participação

Estão confirmadas as presenças dos presidentes de todas as fundações estaduais de apoio à pesquisa, além do secretário executivo do MCT, Luís Antônio Elias. A estimativa é de que o Fórum seja um espaço para o compartilhamento de experiências e soluções para problemas comuns.

Entre as diretrizes do Plano de Ações do MCT estão a promoção de ações coordenadas dos agentes e governadores para o fortalecimento dos orçamentos estaduais de CT&I e a descentralização e desburocratização da aplicação dos recursos, além de incentivar a realização de ações e programas em parceria entre as esferas federal, estaduais e municipais. O evento é organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

  Categorias: