Rosane Guerra volta a presidir a FAPEMA

Rosane Guerra volta a presidir a FAPEMA
março 25 18:43 2013

Rosane GuerraReassumiu nesta segunda-feira, 25, a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), a professora doutora Rosane Nassar Meireles Guerra. Ela, que já havia presidido a Fundação entre 1994-1995 e novamente entre 2009 e 2012, retorna ao cargo após deixar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), pasta da qual foi titular durante oito meses.

A cerimônia de transição do cargo aconteceu na sede da FAPEMA e foi marcada pela emoção e cordialidade. O agora ex-presidente do órgão, Antônio Luiz Amaral Pereira, lembrou da importância da fundação no fomento à tecnologia e inovação no Estado e ressaltou a credibilidade conquistada pela FAPEMA nos últimos anos. “Por isso é uma felicidade grande saber que a professora Rosane Guerra está de volta, pois sabemos que ela desenvolverá o trabalho com seriedade e a instituição continuará sendo referência dentro e fora do Estado”, observou.

Emocionada, Rosane Guerra ressaltou a importância do trabalho coletivo para dar prosseguimento aos projetos, agradeceu a parceria e o trabalho dos colaboradores e elogiou o período de Amaral Pereira à frente do órgão. “O professor Antônio Luiz foi conduzido ao cargo devido a competência mostrada à frente de várias atividades enquanto esteve na universidade por isso seu trabalho foi reconhecido. Agradeço por ele ter presidido tão bem a instituição nesse período”.

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com Mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Federal Fluminense (1988), Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-doutorado (2007), no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – FIOCRUZ, Rosane Guerra tem larga experiência na coordenação de trabalhos relativos ao desenvolvimento científico no estado.

Durante sua passagem pela SECTEC, teve como incumbência a organização da 64ª Reunião Anual da SBPC, que aconteceu em São Luís e que contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; conduziu o Fórum Regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP); coordenou debates sobre a implantação no estado do Plano de Ciência e Tecnologia para a Amazônia Legal (PCTI) e, ainda, coordenou o desenvolvimento do programa Maranhão Profissional e a implantação do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego.

De volta à FAPEMA, Rosane Guerra tem como proposta manter os índices positivos da Fundação, por exemplo, no número de atividades inscritas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que nos últimos três anos (2010-2012), elevou o Maranhão para a primeira colocação no nordeste e a quinta no país.

Além disso, terá como missão estreitar ainda mais os laços com a comunidade acadêmica para garantir o fortalecimento de ações e políticas efetivas de promoção da ciência e tecnologia, implantadas pelo Governo do Estado a serem colocadas em prática pela fundação. Para este ano, o Governo do Maranhão destinou um orçamento no valor de R$ 42 milhões de reais para a FAPEMA, a previsão é de que sejam publicados até 45 editais. “Precisamos trabalhar cotidianamente para que a FAPEMA continue a ser essa entidade que cresceu em reconhecimento e relevância nacional e internacional e que hoje vem sendo convidada a participar de grandes editais por conta de sua credibilidade”, reafirmou a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra.

  Categorias: