UEMA realiza II Seminário Permanente sobre Maranhão e Grão-Pará

UEMA realiza II Seminário Permanente sobre Maranhão e Grão-Pará
agosto 07 11:56 2019

 

Este ano de 2019, a Câmara de São Luís completa 400 anos. Uma excelente oportunidade para reunir estudiosos especialista em Maranhão (século XVII-XIX) para compartilhar reflexões, divulgar e debater sobre as produções das últimas décadas desde a estrutura e funcionamento dos poderes locais, passando pelas formas de exercício do poder, até as conflitualidades da vida material, religiosa e culturais. Que relações têm o distante Maranhão dos séculos XVII, XVIII e XIX com o Maranhão atual? Que rupturas? Que permanências? Que marcas? Nada mais apropriado diante da desnorteante conjuntura política porque passa o Brasil. Conhecer fragmentos do passado justamente pela necessidade de retirar a poeira do presente que insiste em confundir nossas visões. É o que nos impele a reunir pesquisadores habituados a retirar o pó do passado e dando um novo verniz aos acontecimentos.

Pensando nisso, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará, dias 26 e 27 de agosto, o II Seminário Permanente sobre Maranhão e Grão-Pará, cujo tema será “400 anos da Câmara de São Luís do Maranhão: Cultura Política, Dinâmica Imperial Portuguesa e Poderes Locais“.

Ao longo de dois dias, o evento contará com seis seções e cinco simpósios temáticos e uma exposição permanente. Serão vinte e três pesquisadores, problematizando diversas dimensões da história do Maranhão (cultura, hierarquia e poder; acervos; paleografia; cidade; cultura política; instituição; patrimônio; práticas religiosas; indígenas; conflitos jurisdicionais; escravidão; comércio; produção e ocupação colonial; insurreição; cartografia).

A inscrição acontece até dia 15 de agosto mediante 1kg de alimento não perecível para doação a moradores carentes da Praia Grande.

Faça sua inscrição AQUI.

 

Fonte: Ascom/UEMA

 

  Categorias: