A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), foi criada através da Lei 5030 de 05 de julho de 1990.

É um órgão de direito público que tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, atendendo as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral, através do financiamento de pesquisas e de atividades voltadas para a inovação tecnológica desenvolvida pelas comunidades científicas, em sintonia com às necessidades socioeconômicas que afetam o desenvolvimento sustentável do estado.

MISSÃO

Estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão e contribuir com a redução das assimetrias sociais para o desenvolvimento do estado e melhoria da qualidade de vida do seu povo.

VALORES

Ética
Transparência
Inovação
Inclusão social
Sustentabilidade
Participação popular

VISÃO

Proporcionar aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa, intermediando a transformação do conhecimento científico

AÇÕES FINALÍSTICAS

As ações finalísticas da fundação estão estruturadas em quatro linhas:

  • Linha de ação MAIS CIÊNCIA: visa fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, ao apoiar projetos de pesquisa que promovam o aumento da base de conhecimento em Instituições de Ensino Médio e Superior, Centros Tecnológicos e de Pesquisa;
  • Linha de ação MAIS INOVAÇÃO: objetiva disseminar no Maranhão os programas e projetos de apoio nacional e internacional que possam fomentar o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo, visando à cooperação entre empresas, Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisas, ONGs e o Governo;
  • Linha de ação MAIS QUALIFICAÇÃO: visa estimular a qualificação de estudantes e pesquisadores(as) maranhenses por meio da concessão de bolsas de estudos que se enquadrem nas áreas prioritárias e em setores estratégicos para o desenvolvimento do estado;
  • Linha de ação POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: objetiva popularizar a ciência ao disseminar o conhecimento científico por meio do intercâmbio de informações entre a comunidade acadêmico-científica e a sociedade.

HISTÓRICO

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi criada através da Lei 5.030 de 05 de julho de 1990. Contudo, em 1998, com a reforma da estrutura e reorganização administrativa do Governo do Estado, a Fundação foi extinta, sendo instituído através de Projeto de Lei Complementar 008/98 o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEM), sob administração da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado.

Face às exigências dos sistemas produtivos mundiais, que vêm gerando mudanças significativas e novos paradigmas de investimentos para assegurar o desenvolvimento social e econômico, as fundações de amparo à pesquisa têm contribuído para dar suporte às políticas públicas estaduais.

Em decorrência disso, a Fundação voltou a ser instituída, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), pela Lei Complementar nº 060, de 31 de janeiro de 2003, com personalidade jurídica de direito público, duração indeterminada, com sede e foro na capital do estado do Maranhão.

A FAPEMA apoia a pesquisa científica e tecnológica no estado por meio da concessão de bolsas, no país e no exterior, e de auxílios à pesquisa em todas as áreas do conhecimento. As bolsas e auxílios podem ser contratados por pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior ou de pesquisa, públicas ou privadas, e empresas no estado do Maranhão.

LOCALIZAÇÃO

Rua Perdizes, nº 05, Qd 37, Jardim Renascença, CEP: 65075-340