Voltar à página inicial

Identidade Visual

A identidade visual da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi desenvolvida a partir da própria sigla da instituição.

Durante a gestão do ex-presidente Edson Nascimento, o designer responsável pela identidade criou o manual de aplicação da marca da Fundação em diferentes peças de comunicação. E em 2005, ela foi atualizada pelo designer Motta Junior considerando as exigências e especificidades dos meios de comunicação da época com vistas à aproximação da Fundação com o seu público-alvo.

A predominância da cor azul na identidade simboliza a expansão do céu e as lagoas dos lençóis maranhenses. Representa ainda a ciência em constante transformação tecnológica, bem como a transparência da gestão pública.

A letra A em formato do frasco de Erlenmeyer com três esferas na parte superior simbolizam uma reação química com desprendimento de gás, fazendo uma alusão à ciência moderna que está em contínuo e acelerado processo de expansão e mudança.

Estas cores e elementos representam o papel da FAPEMA na promoção e incentivo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação no estado do Maranhão.

 

Logotipo da FAPEMA e seu Significado

ANEXOS:

Logotipo Fapema – azul (png – 82kb)
Logotipo Fapema – branco (png – 72kb)
Logotipo Fapema – preto (png – 83kb)
Logotipo Fapema (pdf – 116kb)
Logotipo Fapema (cdr – 518kb)
Logotipo Governo do Maranhão (png – 20kb)
Logotipo Secti (png – 22kb)