Edital Cidades é pauta de debate

Edital Cidades é pauta de debate
junho 12 18:24 2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizam oficina nesta quinta-feira (14), das 8h30 às 12h30, no Casarão Tech Renato Archer, na Rua da Estrela, 512 – Praia Grande. A atividade tem o objetivo de promover debate para a apresentação de propostas que subsidiem o Edital Cidades, e está aberta à participação de pesquisadores, estudiosos no tema, representantes da sociedade civil e quaisquer outros interessados no assunto.

De acordo com a diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento, o edital é importante para que seja possível pensarmos estrategicamente em pesquisas que possam dar respostas aos grandes problemas de São Luís e também das outras sedes municipais. “Sabemos que não há dicotomia entre cidade e campo. É preciso pensar a cidade e também pensar o campo. E o edital tem também esse propósito: pensar as cidades e a parte rural do estado. Ou seja, pensar na perspectiva da totalidade”, diz.

Além disso, Silvane Magali Nascimento também chama a atenção para a importância da oficina como uma estratégia que tem o propósito de estimular as linhas de pesquisas, os eixos temáticos, para que pensemos a cidade como um todo. Portanto, com as problemáticas vivenciadas, as potencialidades existentes e com os desafios enfrentados. “Pensar as cidades, como diz o Milton Santos, como território de vivências”, finaliza.

  Categorias: