Iniciada nesta sexta-feira (20) avaliação das propostas inscritas no Edital Neiva Moreira Livros

Iniciada nesta sexta-feira (20) avaliação das propostas inscritas no Edital Neiva Moreira Livros
abril 20 16:45 2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) iniciou nesta sexta-feira (20), a avaliação das 166 propostas inscritas no Programa de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos – Edital N.º 043/ 2017– Neiva Moreira Livros. O objetivo do edital, que tem recursos no valor de R$ 400 mil é incentivar a divulgação técnico-científica de natureza inédita em todas as áreas do conhecimento.

O Comitê de Julgamento é formado por 19 consultores de diferentes áreas e instituições de ensino. O grande número de propostas inscritas no edital foi destacado pela diretora Científica, Silvane Magali Vale Nascimento e pela Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas, Aline Silva Andrade Nunes. “Temos uma demanda crescente de submissão de propostas ao edital, considerando as exigências e a necessidade que os pesquisadores têm de publicarem seus trabalhos”, destacou a diretora Científica.

Serão elegíveis propostas de publicação ou editoração eletrônica de obras técnico-científicas, não periódicas e não seriadas, produzidas por pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no estado.

“O grande número de propostas inscritas, que supera em muito o valor do edital, torna a avaliação ainda mais criteriosa. Afinal são muitas propostas boas”, observou Aline Nunes.

Um percentual de 10% dos exemplares publicados por meio do edital será disponibilizado para a Fapema, que como forma de atender ao objetivo de divulgar a pesquisa apoiada pela Fundação, poderá destinar cópias às bibliotecas públicas e instituições de ensino públicas ou privadas sem fins lucrativos, em eventos, feiras, mostras ou similares e também efetuar doações em caráter de pesquisa para pesquisadores-estudantes que comprovem interesse.

  Categorias: