Fapema cria edital de financiamento de projetos voltados para solução de problemas das cidades maranhenses

Por Elizete Silva 14 de junho de 2018

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), irá financiar projetos de pesquisa que apontem soluções para problemas das cidades maranhenses. O financiamento se dará por meio do Edital Cidades que está sendo elaborado com a participação de pesquisadores, doutores, mestres estudantes e representantes da sociedade ligados ao tema. Nesta quinta-feira (14), durante oficina promovida pela Fapema, foram discutidos os itens do edital e propostos eixos temáticos que vão nortear as pesquisa que devem contribuir para que o Maranhão avance em termos de urbanização, planejamento e gestão do solo urbano e mobilidade urbana, entre outras áreas. Para o edital estão alocados recursos no valor de R$ 500 mil.

 Questões como mobilidade, moradia, segurança foram eixos apontados pelos participantes e devem constar no edital que será lançado nos próximos dias. Produção do espaço urbano, economia urbana, dinâmica das cidades e cultura também compõe os eixos temáticos debatidos durante a oficina. Presente no evento, o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, destacou a importância de discutir com a academia e com a sociedade a elaboração dos editais, o que é uma prática adota na gestão do governador Flávio Dino.

 “As oficinas têm o principal objetivo fazer com que a gente discuta e tenha o retorno dos pesquisadores sobre o que devemos contemplar no edital. Isso é feito com liberdade e com muita interlocução e está dentro do propósito do governo Flávio Dino, que orienta o estabelecimento do diálogo com aqueles que participam diretamente das pesquisas”, disse Alex Oliveira que estava acompanhado da diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento e da assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, Aline Silva Andrade Nunes.

Ao falar com os pesquisadores o diretor presidente informou que além das oficinas para elaboração dos editais, a Fapema irá também promover novas oficinas para avaliar o resultado dos editais já lançados.

 MAIS SOBRE O EDITAL

 O Edital Cidades está dentro da linha Mais Ciência e do programa Mais Inclusão, que visa incentivar pesquisas voltadas à melhoria das condições de vida da população por meio do conhecimento produzido nas universidades e a contribuição para a solução dos problemas enfrentados pela sociedade maranhense.

 A diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento, que conduziu a oficina, destacou que o edital é para projeto de pesquisa, mas não impede a interface com a extensão. “Os projetos devem focar questões do Maranhão e para o Maranhão”, enfatizou.

 As propostas que apresentarem parcerias com os movimentos sociais e organizações vinculadas à temática terão essa associação como mérito na avaliação. As propostas devem ser apresentadas por professores, mestres e doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa públicas privadas sem fins lucrativos, sediados no Maranhão.