Inscrições abertas para a VIII Jornada Interdisciplinar de Filosofia

O evento, que será realizado em dezembro, tem apoio da FAPEMA

Inscrições abertas para a VIII Jornada Interdisciplinar de Filosofia
junho 24 14:49 2021

O evento, que será realizado em dezembro, tem apoio da FAPEMA

Estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para a VIII Jornada Interdisciplinar de Filosofia (JINTERFIL) do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (UFMA – MA), com sede no Campus de Pinheiro (MA). O evento ocorrerá no período de 01 a 03 de dezembro na modalidade virtual. A transmissão será pelo canal do PPGCULT – UFMA (https://www.youtube.com/pgcultufma).

A Jornada visa contribuir para a formação continuada (saberes pedagógicos e epistemológicos) dos docentes e discentes da rede pública e da rede privada da grande área das ciências humanas bem como das áreas das humanidades.

​Há seis anos, a Jornada conta contando com o apoio da FAPEMA, para o aperfeiçoamento de práticas sociopolíticas de caráter público mais notadamente com relação à educação no estado do Maranhão assim como para o aperfeiçoamento da formação dos docentes tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. A filosofia, portanto, enquanto um dos saberes constitutivos da grande área das ciências humanas, assume um caráter de mediação sociopolítica transformadora.

​De acordo com o coordenador do evento, Prof. Dr. Flávio Luiz de Castro Freitas, a Jornada de Filosofia do Curso de Ciências Humanas, autocompreendida desde a sua gênese constitutiva como saber interdisciplinar, presente em vários campi da UFMA (JINTERFIL) visa ser essa modalidade de construção efetiva sociopolítica para o povo maranhense e mais especificamente com todos aqueles (as) que trabalham com o ensino da filosofia bem como das demais ciências humanas na medida em que se presta ao auxílio ao processo de formação tanto docente quanto discente mais notadamente, e não de forma específica, na rede pública de ensino.

​Freitas afirma que a JINTERFIL, com todo o apoio da FAPEMA, em suas edições anteriores contou com a presença de outros docentes-pesquisadores de outras universidades sempre na tentativa de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da filosofia bem como na reflexão e no compromisso com a esfera social no Maranhão.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento