2009 é um dos anos mais quentes da história, afirma relatório britânico

2009 é um dos anos mais quentes da história, afirma relatório britânico
novembro 26 14:35 2009

Às vésperas da reunião das Nações Unidas sobre o clima, que será realizada em Copenhague em dezembro, a Grã-Bretanha divulgou um relatório que afirma que 2009 já está entre os cinco anos mais quentes de toda a história. Segundo o documento, os recordes começaram a ser registrados há 150 anos.

O serviço de projeção meteorológica do país explicou que, embora o frio na Europa esteja sendo bastante significativo no final deste ano, a temperatura, no geral, foi superior à registrada em 2008.aumento_temperatura

Alguns especialistas mais céticos acreditam que a temperatura só começou a subir de verdade na última década, graças ao fenômeno La Niña, responsável pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental.

Indiferente aos fenômenos apontados como causa das mudanças climáticas destacados por outras pesquisas, o órgão britânico faz questão de ressaltar que 2009 já ocupa a quinta posição no ranking de anos mais quentes da história e ainda alerta para as previsões que dão conta de temperaturas ainda mais altas em 2010.