Revista Inovação destaca projetos de enfrentamento à Covid-19 e de apoio à economia criativa

A edição nº 42 conta com 18 reportagens, entrevista, carrossel de fotos, sugestões de leitura e artigo

Revista Inovação destaca projetos de enfrentamento à Covid-19 e de apoio à economia criativa
dezembro 22 11:37 2021

A 42ª edição da Revista Inovação, produzida pelo Núcleo de Difusão Científica (NDC) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) já está disponível para acesso no endereço https://revista.fapema.br/.

A terceira edição no formato totalmente digital conta com 18 reportagens jornalísticas, com vídeos e textos em html, distribuídas nas editorias Especial, Biologia, Saúde, Humanas, Exatas, Sociais Aplicadas e Letras e Artes, além de entrevista, carrossel de fotos na editoria Fotosíntese, sugestões de leitura na Estante e artigo em Sábias Palavras.

As matérias destacam projetos desenvolvidos com apoio da FAPEMA, por meio dos editais de nº 06/2020 (Chamada Pública Emergencial Fomento à Pesquisa no Enfrentamento à Pandemia e Pós-Pandemia da Covid-19) e nº 023/2019 (Apoio ao Fomento da Economia Criativa).

O diretor-presidente da Fapema, André Santos, convida toda a sociedade a navegar pela edição. “Trata-se de mais uma ação da Fundação no sentido de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e, ao mesmo tempo, uma prestação de contas à sociedade”, afirmou.

O editor da revista, jornalista Cláudio Moraes, apontou a necessidade de registrar o sentimento de gratidão a todos os cientistas do Maranhão que tem se dedicado à pesquisa na luta contra o coronavírus. Ele destacou, ainda, a ação do Governo do Maranhão, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MA) que proporcionou uma forma de  mitigar os impactos da pandemia no  setor artístico e cultural.

A entrevista especial, em formato de vídeo, destaca as ações da Secretaria Estadual de Saúde. Carlos Lula fala sobre a atuação do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia do coronavírus, sobre o Sistema Único de Saúde, Escola de Saúde Pública, sobre perspectivas futuras e sobre as desigualdades sociais.

A edição aborda, ainda, pesquisas sobre mapeamento da infecção materna por Covid 19, os efeitos da pandemia na mortalidade em adultos e o estudo sobre os impactos cardiovasculares e funcionais. Ações de combate à doença também são destaque e a edição brinda, ainda, os leitores e navegantes com outras duas abordagens de pesquisa sobre a evolução espaçotemporal da Covid no Maranhão e os impactos das medidas de isolamento social.

No âmbito da Economia Criativa, as reportagens tratam da cadeia produtiva da música em Guimarães e Cedral, a produção da coletânea musical, distribuição de filmes nos cinemas e edição de uma game com o cenário de uma futurística São Luís. Destacam-se, ainda, duas reportagens sobre trabalhos dirigidos ao público feminino, nas artes e na moda, além de sua participação feminina, ainda que singular, na produção editorial em quadrinhos.

Trata-se da mulher maranhense ocupando o seu espaço, demonstrando o seu talento e a sua garra que as fizeram merecedoras de todas as homenagens na 16ª edição do Prêmio Fapema. A edição nº 42 da Revista Inovação traz, ainda, resenha de quatro obras lançadas entre o ano passado e este ano, com apoio da Fundação, além de um artigo sobre gestão financeira e projetos.

E, por fim, a edição apresenta a galeria de fotos dos pesquisadores com atuação no Maranhão (35% são mulheres) listados no  ranking Latin America top 10.000 scientists: AD Scientific Index 2021. É uma homenagem a todos e um reconhecimento que o Maranhão se encontra no caminho certo, em que o desempenho científico dos pesquisadores detém impacto para a comunidade.

Boa leitura e excelente navegação!