46º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM

46º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM
maio 25 13:11 2010

Começou ontem (24) o 46º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), cujo tema central é “O Papel das Universidades Estaduais e Municipais no Dabruemesenvolvimento Regional”. O evento, organizado pela ABRUEM em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), acontecerá no Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus. O 46º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) vai até a quarta-feira (26).

O Fórum deverá reunir os 46 reitores das universidades estaduais e municipais afiliadas, representantes de instituições governamentais, professores representantes dos governos e convidados. Um dos objetivos do Fórum é o compromisso de difundir e produzir conhecimento junto à sociedade, e assim estabelecer um ambiente de cooperação e troca de experiências entre as afiliadas

A primeira conferência de hoje (25), que acontece às 9h, com o tema “Inovação nas Empresas e na Sociedade”, será apresentada pelo Prof. Dr. Ronaldo Mota, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Às 11 horas, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca apresentará “Momento Itália/Brasil – 2011/2012” focalizando o ano Brasil/Itália.

As atividades da tarde começarão às 14horas, com o Secretário da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Anderson Gomes, sobre “Parques Tecnológicos”. Depois dos debates, às 14h45min será a vez do deputado federal Walter de Freitas Pinheiro (BA) apresentar a conferência “Políticas Públicas e Sustentabilidade”. As atividades do dia terminarão com a Reunião do Conselho Pleno da ABRUEM com a participação dos reitores, vice-reitores e representantes das IES associadas presentes ao evento.

No dia 26, às 9h, serão apresentadas as experiências das IES em Projetos de Desenvolvimento Regional, com a apresentação oral de projetos das cinco regiões brasileiras. A partir das 14h, as conferências vão abordar “Gestão Universitária – o papel do planejamento estratégico das Universidades Estaduais e Municipais no desenvolvimento regional” e “A Universidade Nova no Contexto do Desenvolvimento”. O encerramento do Fórum está previsto para as 17h30min.

A UESC está situada na Região Sul da Bahia, onde ainda existem remanescentes de Mata Atlântica, que oferece cobertura natural as plantações de cacau. A Universidade tem o compromisso com a formação da cidadania e o desafio de atender às demandas da comunidade regional, a fim de que os seus objetivos se consolidem através do ensino, pesquisa e extensão e, de programas de intercâmbios com outras instituições de ensino. Dentre outras ações, ressalta o seu papel fundamental de criação de programas interativos em conjunto com produtores rurais, empresários e associações em busca de novas alternativas para o desenvolvimento regional.

  Categorias: