62ª Reunião Anual da SBPC é aberta neste domingo, em Natal

62ª Reunião Anual da SBPC é aberta neste domingo, em Natal
julho 26 15:03 2010

Abertura-sbpc-Natal-2010Teve início na noite do último domingo (25), a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que este ano tem como tema: “Ciências do Mar herança para o futuro”, e já contabiliza mais de 12 mil inscritos. Inicialmente prevista para acontecer na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em razão da previsão de chuva a cerimônia de abertura foi transferida para o Centro de Convenções de Natal.

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Rezende, anunciou durante seu pronunciamento a disponibilização de aproximadamente R$ 173 milhões para o lançamento de mais 10 editais de pesquisas em Instituições Científicas e Tecnológicas (INCTs). Serão contempladas áreas como recursos hídricos, construção naval e transporte aquaviário. Com o novo aporte financeiro, os recursos disponíveis para editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) somam agora cerca de R$ 865 milhões.

De acordo com o ministro Rezende, os editais de pesquisa permitem que o Brasil comece a se destacar no cenário científico-tecnológico internacional. “O número de artigos publicados está aumentando continuamente, recentemente ultrapassamos a Rússia e a Holanda. Estamos chegando próximo aos 10 países grandes em C&T”, disse.

O anúncio, segundo Rezende, foi feito na abertura da reunião anual da SBPC porque a organização desempenha uMinistro_Sergio_Rezendem importante papel na consolidação da C&T. Até sexta-feira (31), a comunidade científica e estudantes se reúnem para discutir como a ciência pode ajudar a preservar e explorar da maneira adequada o mar que banha a costa brasileira.

“Com o tema Ciências do Mar: Herança para o Futuro, a 62ª Reunião da SBPC discute assuntos que envolvem não só a preservação da biodiversidade marítima como também assuntos que estão diretamente relacionado à economia dos estados litorâneos e a economia de milhões de brasileiros”, destacou o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp.

A prefeita da cidade de Natal, Ricarda de Paula, exaltou a realização da SBPC e os novos recursos destinados à pesquisa. “O mar está ligado à nossa atividade turística que corresponde a mais de 20% do nosso produto interno bruto. Além disso, ele proporciona o nosso pescado uma fonte de renda e alimentação do povo natalense.”

As pesquisas relacionadas à vida marinha e exploração de petróleo na camada pré-sal serão ampliadas. Durante a abertura da 62ª reunião anual da SBPC, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou a criação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) com foco nos recursos marinhos.

Segundo Rezende, um INCT com foco na vida marinha e nos recursos que podem ser extraídos do oceano é fundamental para um país que possui um grande território oceânico como o Brasil. O anúncio do novo Instituto Nacional de C&T coincidiu com o tema central da reunião da SBPC: “Ciência do Mar: herança para o futuro”.

Participaram também da solenidade de abertura da SBPC, o diretor-presidente do CNPq, Carlos Roberto Aragão, o presidente da Finep, Fernando Ribeiro, o governador do Rio Grande do Norte, Ibere Ferreira de Souza, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Ivonildo Rêgo.

 

  Categorias: