Finep apresenta 13 empresas para investidores

Finep apresenta 13 empresas para investidores
dezembro 03 14:39 2009

O 6º Seed Forum Finep, que ocorre hoje (3), em São Carlos (SP), possibilita que 13 empresas inovadoras de São Paulo, selecionadas e treinadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), apresentem seus planos de negócios a um grupo de gestores e investidores.

O evento se realiza no auditório da Embrapa Instrumentação Pecuária, com abertura às 14h para convidados. Além da apresentação das empresas, o evento tem o painel de debates Importância e Perspectivas da Indústria de Capital Semente no Brasil, do qual participam gestores de fundos e investidores. O evento tem como parceiros, além da Embrapa, a Consultoria Agilis, o Centro de Desenvolvimento de Indústriainvestidoress Nascentes (Cedin), o Instituto Inova e o Parqtec.

O Seed Forum é uma ação integrante do Inovar, projeto lançado em 2000 pela Finep, que objetiva promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas de base tecnológica, por meio do fomento de instrumentos de financiamento, especialmente o capital de risco.

Segundo Patrícia Freitas, superintende da Área de Investimentos, a Finep tem induzido boas ideias nesta área. Para ela, o sucesso dos Seed Foruns Finep serve de inspiração para modelos semelhantes. “Nossa experiência tem estimulado investidores a alavancar as grandes ideias de pequenos empresários”, diz Patrícia.

O capital semente é uma modalidade de investimento que apoia os chamados start ups, empreendimentos promissores que estão em fase de implementação e organização de operações, muitas vezes ainda dentro de incubadoras e universidades. Nesta etapa, o risco do empreendimento não dar certo é significativo. Em compensação, a margem de lucro esperada é bem superior à encontrada no mercado.

Conheça as 13 empresas participantes: AGX Tecnologia; Biomater Ecomateriais; Coss Consulting;
Dantak Produtos Odontológicos; Equilíbrio Balanceamentos Industriais; Hidrolisis; Kayros Ambiental e Agrícola; Micro CPD; Natureza Ativa; NBS Tecnologia de Informática e Comunicação; Pentagro Soluções Tecnológicas; Symbiosis e Vitrovita.