IFMA realiza exposição fotográfica no Museu Histórico e Artístico

“Por Dentro da Câmera” fica em cartaz até esta sexta (30). Coleção é resultado da produção de alunos da instituição em workshop ministrado por professor do Instituto Politécnico do Porto.

agosto 29 12:39 2019

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) inaugurou na terça-feira (27) a exposição fotográfica “Por dentro da câmera”, em cartaz até esta sexta-feira (30) no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), em São Luís-MA. ”. A coleção reúne o resultado da produção dos alunos do workshop “Fotografia sem câmera: entre o documento e a representação pictórica”, ministrada pelo artista, fotógrafo e professor Cesário Alves, do Instituto Politécnico do Porto (IPP) — Portugal.

O curso realizado pelo IFMA foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O workshop ocorreu Ateliê de Conservação do MHAM. O objetivo foi proporcionar uma primeira experiência com impressão em papel fotográfico de sal de prata em preto e branco, um processo fotográfico simplificado que continua a ser explorado por cientistas e artistas, desde os tempos da pré-fotografia até os dias atuais. Também foi realizada prática no laboratório (câmara escura) para desenvolver experiências livres e entender o funcionamento do processo de exposição do papel de sal de prata à luz, seguido da revelação/fixação.

A etapa seguinte foi dedicada à produção de uma pequena série de imagens (fotogramas) sobre o MHAM, seus objetos, flora, ambientes, entre outros aspectos. Por fim, os alunos da disciplina de Produção, Criação e Ensino com Imagens, da especialização em Arte, Mídia e Educação, produziram, juntamente com o professor, esta série de imagens que podem ser vistas na exposição.

Serviço

O quê?

Exposição fotográfica “Por dentro da câmera”

Quando?

Até esta sexta-feira (30)

Onde?

Museu Histórico e Artístico do Maranhão — Rua do Sol, 302, Centro, São Luís-MA.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFMA