Encerra na próxima quinta-feira (30) inscrições para o edital Epidemias lançado pela Capes

Encerra na próxima quinta-feira (30) inscrições para o edital Epidemias lançado pela Capes
abril 27 15:07 2020

Integrante do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, o edital Epidemias – nº 09/2020, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), encerra inscrições na próxima quinta-feira, 30 de abril. A chamada pública tem como objetivo apoiar projetos de pesquisas e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento à nova pandemia da CoViD-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias no país, com foco nas áreas específicas: Epidemiologia, Infectologia, Microbiologia, Imunologia, Bioengenharia, Bioinformática.

Para o edital, estão sendo disponibilizados recursos na ordem de R$ 70 milhões para o financiamento de despesas de capital, custeio e bolsas aprovadas nos projetos que correrão à conta do orçamento da CAPES, respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da Fundação.
Serão financiados até 30 projetos de pesquisa com valor máximo de até R$ 345 mil cada e é estimada a implementação de 900 bolsas nas modalidades doutorado e pós-doutorado.

Os recursos irão financiar o desenvolvimento de estudos inovadores visando prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas; desenvolvimento de estudos sobre doenças infecciosas, seus agentes e vetores; desenvolvimento de equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde e desenvolvimento de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias.

Por ser uma ação emergencial, o processo seletivo será por meio de edital e as propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do SICAPES (https://inscricao.capes.gov.br/individual) até às 17h, horário de Brasília, do dia 30 de abril.