Evento vai comemorar os 27 anos do Centro de Lançamento de Alcântara

Evento vai comemorar os 27 anos do Centro de Lançamento de Alcântara
março 01 13:06 2010

O 27º aniversário de criação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) será realizado hoje (01/03), às 10h30, no Centro Técnico do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A Universidade Federal do Maranhão será representada pelo vice-reitor Antonio Oliveira e na ocasião haverá um culto ecumênico de ação de graças, às 09h30, no Salão Nobre do Centro Técnico do CLA.cla

Alcântara é paixão de poetas e figura no imaginário do povo maranhense como Cidade Imperial e fica a 408 km de São Luís, no estado do Maranhão. Próximo da cidade, está implantado o Centro de lançamento de Alcântara(CLA), local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina.

Sendo a segunda base de lançamentos de foguetes do Brasil, a CLA foi criada em 1989 no município de Alcântara a destina-se a realizar missões de lançamentos de satélites e sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS). A base está situada na latitude 2°18 sul, tem uma área de 620 km² e o primeiro lançamento de um foguete foi em 1989.

O CLA foi criado como substituto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado no estado do Rio Grande do Norte, pois o crescimento urbano nos arredores do CLBI, não permitia ampliações da base. Devido a sua proximidade com a linha do equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação a outras bases de lançamento existentes.