FAPEMA realiza workshop estratégico para alinhar metas e ações até 2026

Por Sandra Viana 27 de maio de 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) promoveu um workshop, voltado à apresentação e discussão do Plano Estratégico FAPEMA 2025-2026. Realizado nesta terça-feira (27), na sede da Fundação, o evento teve como foco a condução dos planos das ações setoriais, além de esclarecer a metodologia de planejamento, promover engajamento dos colaboradores e valorizar a contribuição coletiva. Na abertura, os diretores Arnodson Campelo (Administrativo e Financeiro) e Cristiano Capovilla (Científico) destacaram a importância do alinhamento estratégico entre os setores para o fortalecimento da missão institucional.

O encontro também contou com a presença de diversos gestores e técnicos da Fundação, além de convidados com ampla experiência em gestão pública e inovação. “Estamos construindo juntos o futuro da ciência e da inovação no Maranhão. O envolvimento de todos os colaboradores nesse processo é fundamental para garantir que nossas ações estejam conectadas às necessidades reais da sociedade e às diretrizes da política pública estadual”, afirmou Arnodson Campelo.

No plano constam definições das estratégias, que vão nortear a atuação do órgão para os próximos anos. Entre as contribuições centrais do workshop, a apresentação das metas e diretrizes dos planos de ação, conduzida pelo assessor Nélio Guilhon, que detalhou como cada setor poderá contribuir efetivamente para os objetivos estratégicos da Fundação.

Para Capovilla, o encontro é um marco e avanço na governança e na eficiência da instituição e que este planejamento trará um olhar mais atento à sustentabilidade financeira, à inovação na gestão e à qualidade dos serviços prestados. O processo permitirá traçar metas claras e integradas para os próximos anos, acrescenta.

“Estamos aplicando uma metodologia participativa, com foco na escuta e na valorização de cada setor da FAPEMA. Esse plano é fruto do diálogo, da análise técnica e do compromisso coletivo com o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão”, explicou Nélio Guilhon, durante apresentação do planejamento.

Os coordenadores Isaura Modesto (Empreendedorismo e Inovação) e Diego Serejo (Prestação de Contas) também trouxeram contribuições relevantes durante os debates, reiterando o processo, as perspectivas setoriais e sugestões práticas que fortalecem a aplicação do plano.

Planejamento, inovação e desenvolvimento

O evento também contou com a participação especial do diretor executivo de Planejamento, Governança e Inovação da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Paulo Eduardo Ronchi, que compartilhou experiências exitosas na gestão pública. Ronchi, que possui formação em Ciências Econômicas pela UFMA, MBA em Finanças pelo IBMEC e mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, enfatizou a importância do planejamento como ferramenta de transformação.

“Planejar com responsabilidade é fundamental para alcançar resultados concretos. A FAPEMA tem um papel decisivo na promoção da ciência, e ações como esta mostram seu compromisso com a excelência na gestão pública”, declarou Ronchi.

O gestor da EMSERH parabenizou a iniciativa da FAPEMA em promover o workshop, destacando marcou uma etapa essencial na construção colaborativa do futuro da FAPEMA. O Plano Estratégico 2025-2026 reafirma o compromisso da Fundação, com o impulsionamento da ciência, da tecnologia e da inovação no estado. “Parabéns à esta gestão participativa, eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.