Comissão maranhense recebe as chaves para a SBPC 2012

Comissão maranhense recebe as chaves para a SBPC 2012
julho 16 03:02 2011

mesa-encerramentoUma comissão maranhense participou da cerimônia de encerramento, na noite desta sexta-feira (15), da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia (GO). São Luís é a próxima cidade a sediar o maior evento científico do Brasil.

Participaram da cerimônia o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Almir Coelho, a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, e o prefeito de São Luís, João Castelo.

Em balanço final, a presidente da SBPC, Helena Nader, informou que houve quase nove mil participantes no evento. Na programação sênior, 438 palestrantes, sendo 314 de outros estados, conduziram 174 conferências, mesas redondas, simpósios e encontros, além de 80 minicursos.

A Expot&c, na qual estavam os stands da FAPEMA, UFMA e Prefeitura de São Luís, teve a participação de 135 instituições, 90 expositores, em seis mil metros quadrados.  No espaço destinado aos pôsteres, foram apresentados 125 trabalhos da UFMA, 20 da UEMA e 18 do IFMA.

64ª Reunião em São Luís

autoridades-encerramento“Vocês do Maranhão, sintam-se abraçados e no espírito da 64ª SBPC”. Os cumprimentos foram da presidente da entidade, Helena Nader, que falou da felicidade de ter a capital maranhense como sede do evento em 2012. O reitor da UFMA reiterou o compromisso de receber a SBPC. “Não estamos medindo esforços para promover um evento científico à altura da exigência da comunidade acadêmica”, destacou Natalino, que agradeceu o apoio efetivo da prefeitura, do governo do Maranhão e da FAPEMA.

“O governo está à disposição para contribuir com um projeto vitorioso”, reafirmou o Almir Coelho. Incentivando os participantes da edição deste ano a visitar o Maranhão, o secretário adjunto desejou que “aqueles que forem a São Luís descubram seus mistérios, se encantem com suas belezas e desfrutem dos seus sabores e cheiros”.

Para Rosane Guerra, a montagem dos stands das instituições maranhenses teve resultados positivos. “O Maranhão chama bastante atenção por suas belezas naturais e pela riqueza cultural. Com a nossa participação, pudemos convidar os cientistas a estarem em São Luís em 2012 e eles estão se compromentendo a ir”, comemorou a presidente da FAPEMA.

O prefeito João Castelo falou da satisfação de sedir a reunião da SBPC. “Ao completar 400 anos, São Luís vai comemorar seu aniversário com um evento importante como este. Será um marco nas comemorações do nosso quarto centenário”, concluiu.