Estudantes recebem apoio do Governo do Maranhão para trajetória na universidade
“Ter esse apoio do Governo, a partir da Fapema, significa poder continuar no curso com mais tranquilidade, dignidade e foco”, enfatiza Luana Ponçadilha Mendes, 22 anos, estudante de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela está entre os selecionados no Programa de Incentivo Acadêmico: Bolsa Mérito e Prêmio Estudante Destaque Universitário, iniciativa do Governo do Maranhão, executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O programa garante apoio financeiro a estudantes que concluíram o ensino médio, em 2023 ou 2024, e foram aprovados, com as melhores notas, em vestibulares ou processos seletivos como ENEM, SISU ou PROUNI.
Por meio do programa, são ofertados dois tipos de apoio financeiro, sendo a Bolsa Mérito, com pagamento mensal de R$ 1 mil, que é renovada semestralmente, e válida até a conclusão do curso; e o Prêmio Estudante concedido em parcela única de R$ 1 mil, para os demais estudantes destacados. A cada seis meses, o programa seleciona os 10 melhores classificados em vestibulares e processos seletivos de universidades públicas e privadas (pelo PROUNI), dentro ou fora do estado. Os cursos devem ser presenciais e terem nota máxima no Ministério da Educação (MEC). Nesta primeira etapa, foram 28 selecionados.
Para Luana Mendes, a seleção no programa teve dupla surpresa. Primeiro, por ela ter sido comunicada pelo própri”o governador Carlos Brandão, em mensagem na sua rede social; e pela felicidade de receber o recurso que vai auxiliar em sua formação. “Fiquei imensamente feliz e emocionada. Foi um momento muito marcante ter esta mensagem do governador, dizendo que me ajudaria com uma bolsa. Aquilo me deu ainda mais forças para continuar, porque senti que minha história foi vista, reconhecida e acolhida. Foi uma mistura de alívio, gratidão e esperança. Essa ajuda representa a chance real de concluir um sonho que venho construindo há anos”, enfatiza a estudante.

Motivo de orgulho é o que representa a seleção para o programa, segundo Walquiria Lynara Pereira Silva, 17 anos, que cursa Medicina, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O apoio é um motivo a mais para trilhar, com sucesso, a jornada universitária. “Confesso que fiquei apreensiva, até descobrir sobre a aprovação e com o resultado, senti imediato alívio e orgulho pela conquista. Sem dúvidas, esse apoio do Governo do Maranhão, através da FAPEMA, é de grande valor para os estudantes maranhenses. Espero que mais ações como essa sejam promovidas. ”, observa.

Para Ana Thereza Carvalhal, 19 anos, aprovada para o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a seleção no programa estadual foi recebida com festa. Aluna de uma das instituições públicas mais prestigiadas do país, ela conta que receber este apoio será um divisor de águas para sua formação. “Estou muito feliz por ter sido aprovada em uma universidade tão concorrida e agora, estar neste programa, que irá me auxiliar nessa caminhada. É um apoio que eu precisva muito. Só tenho a agradecer”, afirma a jovem.
O propósito do programa é estimular os estudantes a ingressarem na universidade e assegurar que permaneçam e concluam suas graduções. A Bola Mérito é garantida até o final do curso e renovada a cada seis meses, durante a graduação. Para garantir o recebimento mensalmente, o estudante não poderá reprovar em mais de três disciplinas durante o curso; abandonar ou trancar o curso; mudar de curso ou de instituição; e deixar de apresentar a matrícula ativa no referido curso.
Na avaliação do presidente da FAPEMA, Nordman Wall, o programa representa um compromisso real do Governo do Maranhão com o futuro da educação no estado. “O governador Carlos Brandão foi muito feliz ao idealizar este programa e assegurar o apoio aos maranhenses que entram na universidade. Um importante estímulo para que concretizem seus estudos com determinação. Além de reconhecer os esforços destes jovens, o programa incentiva o acesso à educação superior, contribuindo diretamente para o desenvolvimento científico e social do Maranhão”, pontua.