Apresentado balanço de um ano do “Projeto Cuidando do Futuro”

Apresentado balanço de um ano do “Projeto Cuidando do Futuro”
julho 27 20:08 2011

Cuidando_do_FuturoA presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, participou na tarde desta quarta (27), da apresentação do balanço do Projeto Cuidando do Futuro, exposto pela secretária-adjunta de Atenção Primária em Saúde, Cristina Loyola, e também coordenadora do Projeto.

O Projeto Cuidando do Futuro desenvolvido desde dezembro de 2009 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem como objetivo reduzir em 10% ao ano a mortalidade infantil em 17 municípios prioritários. São eles: Santa Inês, Bacabal, Timon, Vargem Grande, Buriti, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Presidente Dutra, Codó, Paço do Lumiar, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Coêlho Neto, Santa Luzia, São José de Ribamar.

A coordenadora do Projeto, Cristina Loyola, ressaltou que no ano passado o governo estadual conseguiu reduzir de 500 para 110 o número de bebês falecidos nos 17 municípios abrangidos pelo Projeto. A ideia agora é envolver mais municípios. “Hoje é um dia de festa. Conseguimos alcançar meta e objetivo do projeto que a partir de agora deixará de ser projeto especial e passa a integrar a Atenção Básica da Secretaria de Saúde”, declarou.

A ideia, centrada na Estratégia Saúde da Família (ESF), é aumentar o número de cuidadores em saúde, para se somar a médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias. Para tanto, foram criadas as figuras dos cuidadores e moradores solidários, além dos anjos da guarda.

O evento realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque contou com a participação do vice-governador Washginton Luis Oliveira, reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Básica e profissionais que trabalham no programa, conhecidos como “anjos da guarda ou Cuidadores Solidários”.

Cuidando_do_Futuro_2Ao lado do vice-governador, Washginton Luiz Oliveira; do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e da coordenadora do Projeto, Cristina Loyola, a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, elogiou os resultados do Projeto Cuidando do Futuro. Segundo ela, agrega sentimento, atenção e carinho em um momento de fragilidade para os dois envolvidos, mãe e bebê. “È um projeto belíssimo do Governo do Estado que deu certo e em um ano já atingiu a meta. Todos saem ganhando, pois além de amor, ganham vida”, observou Rosane Guerra.