FAPEMA e CEUMA ampliam parceria e fortalecem formação científica no Maranhão

Por Elizete Silva 8 de agosto de 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Universidade CEUMA assinaram, nesta quinta-feira (08), o Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica, ampliando o apoio a programas de formação científica e tecnológica em diversos níveis. A parceria tem como objetivo incentivar a pesquisa desde a educação básica até a pós-graduação, promovendo inclusão científica, formação cidadã e inovação com impacto direto na sociedade maranhense. O novo acordo foi assinado pelo presidente da Fundação, Nordman Wall, e pela reitora da universidade, Cristina Nitz da Cruz.

Com o aditivo, foram incluídas novas cotas de bolsas nas modalidades de Extensão (BEX II), Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) e Doutorado (BD), somando-se às já vigentes para iniciação científica, desenvolvimento tecnológico, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“É com muito orgulho que assinamos este termo aditivo com o Ceuma para ampliar a oferta de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica. Atendemos à determinação do governador de fortalecer uma ciência cada vez mais inclusiva e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão.” destacou o presidente da Fapema, Norman Wall, que estava acompanhado do coordenador de Convênios da Fundação, Vinicius Martins.

A reitora da Universidade CEUMA, Cristina Nitz da Cruz, destacou a importância da expansão do acordo.
“Esse é um momento muito importante para a Universidade Ceuma. Agradeço ao presidente da Fapema por fortalecer essa parceria, que vem contribuindo diretamente para o avanço da ciência no Maranhão, com bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica. Essa união é essencial para a formação de novos pesquisadores e para o desenvolvimento científico do nosso estado.” Avaliou a reitora Cristina Nitz da Cruz.

A ampliação da parceria também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nas áreas de educação de qualidade (ODS 4), inovação (ODS 9), redução das desigualdades (ODS 10) e crescimento econômico inclusivo (ODS 8).
A CEUMA é uma das instituições privadas de ensino superior com maior relevância no estado, contando com cinco programas de pós-graduação próprios e participação em redes nacionais como o BIONORTE e o REAMEC. Com o apoio da FAPEMA, a universidade fortalece sua atuação na formação de pesquisadores e no desenvolvimento de soluções para os desafios regionais.
“Estamos muito felizes com esse marco, que amplia a oferta de bolsas para pesquisa e extensão na nossa universidade. Graças ao apoio da FAPEMA, o CEUMA vai crescer nesses eixos tão importantes do contexto universitário. É um ganho para toda a sociedade, fortalecendo a atuação da universidade e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do nosso estado.” Considerou o pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa do CEUMA, Luis Claudio Nascimento da Silva,