Presidente da FAPEMA reforça apoio e investimento na pós-graduação durante aula inaugural do primeiro doutorado da UEMA no interior do Maranhão
A cidade de Caxias viveu nesta segunda-feira (18) um momento histórico para a educação superior do Maranhão com a aula inaugural do Doutorado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), o primeiro doutorado da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) sediado no interior do estado. O evento contou com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, que destacou o papel estratégico do Governo do Estado, por meio da Fundação, no fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa científica no estado.
Durante a solenidade da aula inaugural, Nordman Wall, que esta semana cumpre agenda de trabalho na região dos Cocais ao lado do diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Arnodson Campelo, destacou a contribuição da FAPEMA para a expansão da pós-graduação no estado por meio do apoio prestado aos estudantes via bolsa de pesquisa.
“Nos últimos três anos, a FAPEMA destinou mais de R$ 18 milhões em bolsas para UEMA, permitindo que estudantes se dediquem integralmente aos cursos, participem de congressos nacionais e internacionais, realizem intercâmbios e avancem em pesquisas de impacto. Nosso objetivo, seguindo orientação do governador Carlos Brandão, é fortalecer a pós-graduação e garantir a formação de recursos humanos qualificados para atuar na academia e no mercado de trabalho”, afirmou Nordman Wall.
Como parte da programação foi realizada palestra “A importância da pesquisa na formação interdisciplinar” ministrada pelo professor doutor, Eduardo Winter, coordenador de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES.
Em sua palestra, Eduardo Winter destacou que a interdisciplinaridade é fundamental para a expansão do conhecimento para a formação científica. “Cada demanda apresentada durante a pós-graduação vai ser discutida dentro das suas áreas disciplinares como energia, educação, meio ambiente, mas é preciso ter em mente que a universidade precisa ser, antes de tudo, este lugar que ofereça um olhar interdisciplinar sobre cada problema que é estudado”, afirmou.

Expansão da pós-graduação
O curso de Doutorado do PPGBAS é um dos 10 novos programas criados pela UEMA de 2023 a 2025, incluindo cinco doutorados e cinco mestrados, que juntos vão gerar 150 novas vagas por ano nos próximos quatro anos.
Para o reitor da UEMA, Walter Canales, a criação do doutorado em Caxias é um avanço significativo na interiorização da pós-graduação. “Mais do que ampliar números, estamos formando pesquisadores e líderes capazes de transformar realidades no Maranhão e no país. E não posso deixar de destacar o suporte importante para a manutenção desses cursos que tem sido nos dado pela FAPEMA”, pontou.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche Galves, reforçou que o apoio da FAPEMA tem sido decisivo para o crescimento histórico da pós-graduação na universidade. “Nos últimos três anos, saímos de 21 para 31 cursos stricto sensu, um crescimento de quase 50%. Metade desses novos cursos são doutorados, fortalecendo a atuação acadêmica, ampliando oportunidades e descentralizando a formação de excelência”, informou. “Hoje, cerca de 40% da bolsas de pesquisa que temos na UEMA são da FAPEMA”, completou.
Novos doutorandos
Rebeca Araújo é uma das alunas do curso. Ela afirmou que está muito feliz de fazer parte da primeira turma de doutorado da UEMA no interior do estado. “Esta é uma grande conquista para nós. Contamos com uma excelente infraestrutura, professores de excelência. Por isso, estou muito feliz, pois vou poder contribuir com a pesquisa local e quem sabe, após finalizar o doutorado, seguir aqui mesmo em Caxias atuando na minha área de formação”, disse.
Quem também faz parte da turma é Mônica Brito, que destacou o fato da turma, em sua maioria, ser formada por alunos da comunidade caxiense e os benefícios que isto trará. “Ter acesso a um curso de doutorado dentro da nossa própria comunidade é algo muito extraordinário, que vai abrir muitas portas, horizontes e possibilidades para que os filhos de Caxias possam estar bem preparados para uma carreira acadêmica especializada. Isso tudo trará benefícios inestimáveis para a nossa região. A partir da pesquisa científica e das bolsas nós podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”
O fortalecimento da pós-graduação garante impacto direto em áreas estratégicas como saúde, educação, meio ambiente e inovação. O novo doutorado garante que mais maranhenses tenham acesso a formação de excelência, bolsas de estudo e oportunidades de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado.