FAPEMA incentiva protagonismo juvenil no ‘Faz Teu Nome’ em parceria com Sebrae

Por Laércio Marques 21 de agosto de 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) marca presença no evento ‘Faz Teu Nome’, aberto nesta quinta-feira (21), no Multicenter Sebrae, em São Luís, e reforçou seu compromisso com a juventude ao garantir a participação de 40 estudantes como monitores, patrocinar a premiação da categoria K-POP e integrar a equipe avaliadora do desafio ‘Faz Tua História’. Promovido em parceria com o Sebrae, o encontro reúne estudantes de diferentes faixas etárias e tem como foco estimular o empreendedorismo, a inovação e o protagonismo juvenil.

A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA, Isaura Modesto, destacou a relevância do encontro, durante sua fala na abertura. Segundo ela, “a iniciativa é um marco importante para estimular a criatividade e o espírito empreendedor dos jovens estudantes maranhenses, criando oportunidades para que sejam protagonistas de suas próprias histórias”, enfatizou. Ela destacou ainda, o papel da Fundação no apoio às ações que gerem impacto positivo nas comunidades locais.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, o ‘Faz Teu Nome’ promove o desenvolvimento de competências empreendedoras, de forma dinâmica e interativa. “Este evento é um espaço onde jovens têm a chance de transformar suas ideias em projetos concretos, preparados para os desafios do mercado e da vida”, afirmou. Já o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destacou a importância da parceria com a FAPEMA para ampliar o alcance do programa.

A assessora da Fundação, Isadora Muniz, foi destacada como avaliadora do desafio ‘Faz Tua História’. A proposta é levar os jovens a criarem projetos inovadores, priorizando originalidade e viabilidade, para solucionar problemas em suas comunidades, escolas ou mercados.

O ‘Faz Teu Nome’ conta com uma programação diversificada que inclui desafios empreendedores, gamificação, oficinas, workshops e palestras inspiradoras. O evento também terá momentos para networking, competições e uma experiência imersiva, com foco em inovação e tecnologia, que prepara os estudantes para o futuro. O objetivo é fomentar o protagonismo juvenil e a criatividade em um ambiente que conecta teoria e prática.

Dentre os participantes, os estudantes José Peterson Machado e Francisco da Conceição apresentaram um projeto que utiliza drones para auxiliar em resgates de pessoas em situações de desastre, por meio de tecnologia de reconhecimento facial. “Nosso projeto nasceu da vontade de usar a tecnologia para salvar vidas. Utilizamos drones com reconhecimento facial para localizar vítimas com mais rapidez em áreas de desastre. Um recurso que pode agilizar bastante o trabalho das equipes e preservar vidas”, avalia José Machado.

A proposta tem apoio da FAPEMA e o objetivo facilitar a identificação rápida de vítimas, otimizando o trabalho das autoridades. “Queremos tornar o trabalho das equipes de resgate mais eficiente, levando inovação onde ela pode fazer a maior diferença na preservação da vida humana”, ressalta Francisco da Conceição.

Atuando como monitora do evento, com apoio da FAPEMA, a estudante Larissa Padilha Mendes, comentou sobre sua experiência. “Participar deste evento é uma oportunidade para aprender, colaborar e incentivar outros jovens a acreditarem em suas ideias. É muito gratificante ver o impacto que a inovação pode causar na vida das pessoas”, enfatizou. O Faz Teu Nome segue até sexta-feira (22).