Projeto apoiado pela FAPEMA revitaliza acervo de Beto Bittencourt e promove visita de estudantes em São Luís

Por Vitória Castro 3 de junho de 2026

Espaço cultural reúne cerca de 3 mil livros e 300 bonecos teatrais restaurados, além de ações de acessibilidade, oficinas e incentivo à cultura maranhense

A Sociedade Artística e Cultural Beto Bittencourt (SACBB), composta por 300 bonecos teatrais e a Biblioteca Mário Meirelles, recebeu, na tarde desta quarta-feira, alunos do grupo de artes e escrita criativa do Centro de Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades ou Superdotação de São Luís. O espaço foi revitalizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

A SCBB abriga cerca de 3 mil títulos e aproximadamente 300 bonecos, com previsão de reabertura ao público ainda neste mês.

Durante a visita, os estudantes conheceram o acervo cultural e participaram de uma contação de histórias voltada à preservação ambiental, realizada com bonecos de fantoche da Companhia de Teatro Beto Bittencourt.

O projeto “Viva! Teatro de Bonecos e Biblioteca Mário Meirelles: cultura, leitura e identidade para transformar” é uma iniciativa de Joana Bittencourt, irmã do famoso artista Beto Bittencourt, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do edital de Apoio a Acervos Museológicos, Históricos e Culturais do Maranhão, lançado no ano passado.

Ao todo, foram aprovadas 11 propostas, somando investimentos de aproximadamente R$ 500 mil em iniciativas voltadas à gestão, conservação, organização e informatização de acervos documentais, museológicos e imateriais do Maranhão.

Joana Bittencourt destacou a importância do incentivo da FAPEMA para a concretização do projeto. “A FAPEMA veio coroar o meu sonho, que era o sonho de todos nós: transformar os bonecos de Beto em um museu, mantê-los preservados e protegidos, como estão agora”, afirmou.

Projeto apoiado pela FAPEMA revitaliza acervo de Beto Bittencourt e fortalece a preservação da cultura popular maranhense.

Léo Alves, líder da equipe responsável pela restauração dos bonecos, ressaltou que o trabalho desenvolvido vai além da recuperação do acervo.
“A importância desse trabalho passa também pela consolidação do teatro de bonecos no Maranhão. Existe uma luta muito grande para que o boneco seja reconhecido como patrimônio cultural, e precisamos de materiais que comprovem a existência de fazedores de bonecos há muito tempo. A memória de Beto Bittencourt é mais um elemento concreto dessa história e dessa força cultural”, enfatizou o artista.

Entre as ações executadas pelo projeto estão a restauração dos bonecos, a modernização da biblioteca, a criação de uma plataforma digital interativa com tecnologia touch screen e recursos de acessibilidade, especialmente voltados para pessoas com deficiência auditiva, além da implantação de uma exposição permanente aberta ao público.

A partir de julho, o projeto também prevê a realização de oficinas de confecção e animação de bonecos na técnica papel marcgê, além de oficinas de criação textual, que ocorrerão na sede da SACBB.

A gestora do Centro de Altas Habilidades da Rede Municipal de São Luís, Fernanda Serra, acompanhou os estudantes durante a visita e destacou o impacto da experiência para os alunos.
“Viemos conhecer as obras de Beto Bittencourt, que certamente vão inspirar muito os nossos alunos. Eles vieram buscar inspiração, conhecer mais sobre o artista e sobre o museu. Tudo isso contribui para a criatividade e para os projetos desenvolvidos no nosso centro”, afirmou.

Estudantes participaram de contação de história e conheceram os bonecos restaurados da Companhia de Teatro Beto Bittencourt.

A estudante Manuela Araújo Nascimento também relatou a emoção de participar da atividade.
“Como faço parte do grupo de escrita criativa e gosto muito de escrever, acredito que conhecer mais sobre a nossa cultura é muito importante. Beto foi um grande artista, que fez história e continua fazendo mesmo após sua partida. Estou muito emocionada de estar aqui. Tudo é muito bonito, muito cultural e transmite uma energia muito boa”, declarou.

Espaço cultural reúne cerca de 300 bonecos teatrais e 3 mil títulos literários, com ações voltadas à acessibilidade e formação cultural.

Quem foi Beto Bittencourt
Humberto Henrique Bittencourt, conhecido artisticamente como Beto Bittencourt ou Beto Bonequeiro, nasceu em Pinheiro (MA) e faleceu em 15 de agosto de 1999, aos 36 anos. O artista é considerado uma das principais referências do teatro de animação e da cultura popular maranhense, tornando-se reconhecido pela confecção de bonecos e pela contribuição à difusão do teatro de bonecos no Maranhão.