FAPEMA é homenageada pelo Sindicato das Indústrias do Leite

FAPEMA é homenageada pelo Sindicato das Indústrias do Leite
dezembro 15 19:35 2011

O Sindileite (Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão) promoveu nesta quinta-feira, 15, um café da manhã em confraternização aos trabalhos desenvolvidos no ano de 2011, e na ocasião, homenageou e premiou empresas industriais, entidades e personalidades que se destacaram e atuam na cadeia de lácteos no Maranhão. A FAPEMA foi uma das homenageadas, representada pela diretora-presidente, Rosane Nassar Meireles Guerra.Sindileite_050site

“Nos sentimos orgulhosos e emocionados com tal homenagem, pois é o reconhecimento do trabalho desenvolvido com esforço de toda uma equipe”, disse Rosane Guerra ao receber a placa. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e contou com a participação de empresários e parceiros do Sindicato.

A FAPEMA foi escolhida pelo Sindileite para ser homenageada por desenvolver ações em prol da inovação dentro das empresas maranhenses. O presidente do Sindileite, Alexandre Athaíde, entregou uma placa à presidente Rosane Guerra, reconhecendo a valiosa parceria realizada entre o Sindicato e a Fundação. “Agradecemos a FAPEMA pelo apoio concedido através da aprovação dos nossos projetos ligados aos editais PAPPE e RHAE, que proporcionaram a liberação de recursos para a inovação tecnológica e o desenvolvimento do mercado de laticínios no Maranhão. Sem esse auxílio, muitas das nossas conquistas não teriam acontecido”, declarou Athaíde.

O PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa na Empresa) e o RHAE (Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas) são programas de apoio que estimulam a inovação nas empresas. O PAPPE Integração visa o apoio financeiro, na forma de subvenção econômica, ao custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) realizados nas empresas. Já o RHAE é destinado a apoiar o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de inovação dentro das empresas, por meio da concessão de bolsas a pesquisadores, estimulando a inserção de mestres e doutores nas empresas situadas no Estado do Maranhão, promovendo a integração entre universidades e empresas.

O Maranhão localiza-se em uma posição de destaque e crescimento quanto ao mercado de produtos lácteos. Com a introdução do PQL (Programa de Qualidade de Lácteos), conduzido pelo Senai-MA e o aumento do combate à clandestinidade na produção e distribuição de laticínios, o Maranhão prossegue rumo ao crescimento. Um exemplo desse desempenho positivo é que o estado detém o 2° melhor queijo mussarela e o 2° melhor iogurte de morango das regiões norte/nordeste.

As indústrias maranhenses ganhadoras desses títulos foram premiadas no Concurso de Produtos Lácteos Norte/Nordeste. Segundo Alexandre Athaíde, o PQL é um dos programas que tem modificado o perfil das indústrias de leite e derivados no Maranhão, tornando-as mais competitivas. “O maior exemplo dessa melhoria dos nossos produtos são os prêmios que as indústrias maranhenses estão ganhando, inclusive, em nível nacional”, declarou Athaíde.