Programa do Governo do Maranhão resulta na contratação de 44% dos participantes da Residência Profissional
Parceria entre Setres, FAPEMA e instituições de ensino superior alia formação remunerada e experiência prática para ampliar a inserção no mercado de trabalho
Vinte e dois recém-formados foram contratados pelas empresas onde atuaram como bolsistas do Programa de Residência Técnica Profissional (Restecpro) – Nível Superior, no Maranhão. O resultado foi apresentado nesta segunda-feira (19), durante o encerramento do segundo ciclo da iniciativa, na Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em São Luís. Desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e instituições de ensino superior, o programa do Governo do Estado oferece capacitação remunerada e experiência prática supervisionada.
Durante o encontro, os residentes apresentaram as atividades desenvolvidas, as contribuições aos processos de trabalho e as experiências nas empresas e instituições participantes. A programação continua nesta terça-feira (20), a partir das 8h, com uma segunda rodada de apresentações, reunindo 12 participantes do edital.
O Restecpro contemplou recém-formados nas áreas de Engenharia, Recursos Humanos e Ciências Sociais Aplicadas. Foram ofertadas 50 vagas em cada fase, distribuídas entre São Luís, São José de Ribamar e Açailândia, com residentes alocados em 16 empresas.
Para viabilizar a formação prática, a FAPEMA destinou bolsas de R$ 2,5 mil aos participantes. A Setres ficou responsável pela coordenação das ações, enquanto as instituições de ensino superior acompanharam e orientaram os bolsistas.
Representando o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, a coordenadora do edital pela Fundação, Alessandra Picanço, destacou a aproximação entre a formação universitária e o exercício profissional. “É uma grande alegria esse momento de coroação do programa, que se consolidou como um investimento estratégico do Governo do Estado, aproximando conhecimento acadêmico e prática profissional”, enfatizou.
A titular da Setres, Dayane Gomes, ressaltou a participação das instituições parceiras na execução da iniciativa e parabenizou “todos que chegaram até esta etapa e agora colhem os resultados de uma vasta jornada de aprendizado”.
Da residência à contratação
Entre os profissionais contratados está Ana Luísa Oliveira Santos, formada em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Durante a residência na Revest, em São Luís, ela atuou nos setores Comercial, de Compras e Televendas, participando da implantação de sistemas para identificação e solução de problemas, análise de informações e coleta de dados.
“Foi uma experiência única e que resultou em uma oportunidade de trabalho”, afirmou Ana Luísa. Seu desempenho também foi destacado pelo professor orientador da UEMA, Denner Guilhon, da área de Engenharia Mecânica, que elogiou seu “empenho e sua capacidade de resolver demandas no ambiente empresarial”.
Rayssa Santos da Conceição também passou a integrar o quadro da empresa onde realizou a residência. Na Clarte Contabilidade, desenvolveu atividades relacionadas a serviços contábeis e consultoria empresarial, nos setores financeiro e fiscal.
Já Arthur de Andrade Lima, formado em Administração pela UEMA, está em fase de contratação pelo Grupo HFMA, em São Luís. A empresa atua no fornecimento de alimentação para eventos, com unidades e centro de distribuição e estoque.
“Esta experiência me trouxe a chance de aplicar meus conhecimentos acadêmicos e ter novas competências profissionais”, relatou Arthur. O gerente operacional do Grupo HFMA e coordenador do residente no programa, Richardson Vagner, destacou a contribuição do profissional, que “se mostrou muito responsável e proativo”.
Parceria para a formação profissional
O Restecpro reúne a FAPEMA, a Setres, a UEMA, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa conta ainda com a participação de instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA).
Ao longo do programa, os residentes receberam acompanhamento técnico e acadêmico para aplicar os conhecimentos da graduação às demandas das empresas. A iniciativa integra as ações do Governo do Maranhão voltadas à qualificação profissional e à geração de oportunidades para recém-formados.
O encerramento também reuniu a coordenadora do programa pela Setres, Elidy França; Jéssica Santos, representando a reitoria da UEMASUL; a professora Fernanda Rodrigues, orientadora de residentes pela UFMA; e Alef França, da UEMA.