“I Colóquio de História Antiga e Medieval” é realizado em Imperatriz

“I Colóquio de História Antiga e Medieval” é realizado em Imperatriz
setembro 09 21:50 2013

Cartaz Compactado

Acontece hoje (09) e vai até amanhã (10), no campus de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, o I Colóquio de História Antiga e Medieval: diálogos com a Antropologia e a Arqueologia. O evento recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA através do edital AREC, que tem como finalidade promover a realização de eventos científicos.

A realização do evento ficou a cargo da Direção do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI) e do Departamento de História e Geografia da UEMA.

O colóquio, voltado para o debate e divulgação de pesquisas históricas nas áreas de antiguidade e medievo, integra o processo de desenvolvimento de pesquisas na área de História Antiga e Medieval do campus de Imperatriz da UEMA. O evento é uma continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade entre 2011 e 2012 com o “I Encontro Nacional de História Antiga e Medieval de Imperatriz – MA: sociedades, Instituições e Poder”, que obteve grande aceitação do público acadêmico.

O objetivo inicial do evento é discutir a questão do diálogo entre a História, a Antropologia e a Arqueologia em uma perspectiva multidisciplinar. Para tanto, conta com a participação de Professores Doutores de renome no cenário nacional da pesquisa em História Antiga e Medieval, tais como: Prof. Dr. Moacir Elias Santos , do Laboratório de Estudos Egiptológicos da Universidad Federal Fluminense – UFF e Profa. Dra. Maricí Martins Magalhães, pesquisadorado Museu Hisórico Nacional do Rio de Janeiro.