Projeto Guyamazon é discutido durante seminário promovido pela embaixada da França

Projeto Guyamazon é discutido durante seminário promovido pela embaixada da França
setembro 18 21:51 2013

 

amazonn

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles, e a assessora de planejamento, Márcia Maciel, participaram durante dois dias, em Brasília, das reuniões do Comitê Gestor e do Comitê Cientifico do Programa Guyamazon, onde foram julgadas as propostas franco-brasileiras no âmbito da cooperação científica e universitária entre a Embaixada da França no Brasil, o IRD, a Região Guiana, o CIRAD, a AIRD e as Fundações de Apoio à Pesquisa dos estados do Amazonas (FAPEAM), do Amapá (FAPEAP) e do Maranhão (FAPEMA).

O evento, promovido pela embaixada da França, serviu, segundo a presidente da FAPEMA, “para fortalecer as parcerias internacionais na área de Ciência, Tecnologia e Inovação e para avaliar as ações resultantes da parceria”. O programa de cooperação bilateral Guyamazon tem o objetivo de apoiar a execução de projetos conjuntos de formação científica, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do estados da Amazônia e pesquisadores e docentes franceses, mediante a seleção de propostas.

Como resultado da parceria a FAPEMA lançou em maio o Edital de Cooperação Bilateral – AIRD com finalidade de apoiar a execução de projetos conjuntos de PD&D, com propostas destinadas a mobilidade acadêmico – cientifica de estudantes, docentes e pesquisadores atuantes em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

O valor máximo de cada projeto foi de 100 mil e o valor total de 700 mil euros ou R$ 2,1 milhões . Do Maranhão foram aprovadas duas propostas coordenadas pelos doutores Altamiro Ferraz da UEMA e Antônio Carlos leal de Castro da UFMA.