FAPEMA apoia projeto que propõe curso de mecânica básica para jovens carentes

FAPEMA apoia projeto que propõe curso de mecânica básica para jovens carentes
setembro 26 15:00 2013

CURSO MECÂNICA 1

O Maranhão figura na lista dos estados do Brasil que possui um dos maiores portfólios de investimentos projetados atualmente. Entre públicos e privados, os valores das inserções ultrapassam os R$ 120 bilhões com a geração de mais de 200 mil empregos diretos, de acordo com levantamento da Secretaria de Indústria e Comércio do estado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que o Maranhão registrou, nos últimos três anos, um crescimento de 8,7% número esse maior que a média nacional, que chegou a 7,5%. Esse crescimento foi motivado principalmente pelos setores de serviços e da indústria.

Para que tanto desenvolvimento gere emprego e renda para a população maranhense, são necessários investimentos maciços também em qualificação profissional. E é exatamente esta a preocupação do doutor em Engenharia Mecânica e professor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Keyll Carlos Ribeiro Martins. Em sua pesquisa, ele propõe o oferecimento de um curso preparatório em mecânica básica para as associações de moradores de São Luís, com intuito de inserir as comunidades carentes no mercado de trabalho. “Os profissionais preparados para o mercado de trabalho não são suficientes em número para atender a grande demanda de expansão da área industrial do Maranhão”, diz.

Segundo o pesquisador, o curso vem resgatar a responsabilidade social e comprometimento que as instituições de ensino maranhenses devem ter com a sociedade, no que diz respeito à rápida inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, bem como disseminar simples conhecimentos técnicos que contribuirão na formação de cidadãos mais preparados tecnicamente para soluções de problemas corriqueiros de manutenção de máquinas ou mesmo de simples instalações mecânicas nas próprias comunidades.

O Curso em Mecânica Básica será composto de dois núcleos: um básico e outro específico. No básico, serão abordadas disciplinas como Matemática Básica, Física Básica e Química. Já no específico, serão apresentadas as seguintes áreas: Metrologia e Ferramentas; Motores a Combustão Interna; Ar Condicionado; Processos de Soldagem; Noções de Eletricidade; e Segurança e Higiene do Trabalho.

O projeto é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, por meio do Edital de Apoio a Projetos de Extensão (AEXT), e tem como objetivo introduzir a mecânica entre os jovens de comunidades carentes. “Chamamos este projeto de ‘Despertar Tecnológico’, onde os alunos serão apresentados às áreas da mecânica e, futuramente, poderão optar por se aprofundar em alguma delas”, explica o pesquisador.

Foram escolhidas, inicialmente, quatro entidades de apoio a comunidades carentes localizadas no entorno do IFMA para participarem do projeto. Cada uma delas receberá o curso de Mecânica Básica com carga horária de 100 horas, sendo 30% da carga horária de aulas teóricas, na sede da Associação de Moradores, e 70% da carga horária de aulas práticas, no Laboratório de Mecânica do IFMA.

A primeira turma está prevista para iniciar em novembro deste ano e contemplará 15 moradores do Bairro de Fátima.