Sustentabilidade é a palavra de ordem na programação de stands na SNCT MA 2014

Sustentabilidade é a palavra de ordem na programação de stands na SNCT MA 2014
outubro 17 20:58 2014

CVT“Nada se perde, tudo se transforma” (Lavoisier) é máxima dos tempos modernos. Tempo em que a sustentabilidade é palavra e também ação na vida de todos. E ela se faz presente e necessária para um desenvolvimento responsável e comprometido com a qualidade de vida.

O Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola- CVT, localizado no Sítio do Tamancão, sabe bem ensinar a crianças, jovens e adultos a valorização do aprendizado sobre a responsabilidade com meio ambiente agora e para gerações futuras. Um estande montado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT apresenta produtos produzidos com material reciclado e por alunos do CVT.

Um sofá de três lugares, uma mesa de centro, abajur e puff enfeitam o ambiente. Todos feitos com papelão, cola branca e revestidos com sacos de cimento.

“O saco de cimento e o papelão que iam para lixo ou rio, foi tudo reciclado. Isso equivale a menos uma árvore que seria destruída para fabricar o papel”, disse o estagiário do curso de Reciclagem de Papel, Edeilson Lopes Santana.

Auréa de Sousa e Sousa, ex-aluna e atual professora de biojóias, do CVT, exibe com orgulho os colares, brincos e pulseiras confeccionados com revistas e jornais, garrafa pet, embalagens de sucos, latas de alumínio, pelas mãos de suas alunas.

“Me sinto satisfeita em repassar conhecimento de sustentabilidade e desta forma contribuir com meio ambiente e ainda agregar a emprego e renda para essas famílias das comunidades”, considerou.

A professora da disciplina de Resíduos Sólidos, agrônoma, Conceição Lindoso, conta do projeto de implantar uma horta orgânica no CVT e fala do orgulho da Escola que atende ao público de todas as idades nos mais diversos cursos oferecidos para comunidade.

”A partir do momento que você recicla, você está melhorando a vida no planeta. E reciclar o lixo é uma alternativa”, afirmou.

Kelly Diniz Everton conta aos visitantes do estande, que CVT possui uma bibloteca que atende não somente aos alunos da casa, mas também toda comunidade. Segundo ela a carência do espaço para leitura é grande e o fato da biblioteca estar perto deles evita o gasto de tempo com deslocamento e dinheiro.

“A comunidade é muito carente e eles utilizam o espaço para busca de informações em todas as áreas. Nós ajudamos nos trabalhos escolares”, disse. Kelly falou ainda de dois projetos executados no CVT, um que trabalha o incentivo a leitura e outro de música, respectivamente, “Navegando no Universo da Leitura Infantil” e “Cisne Branco.

O CVT fica localizado no Sítio do Tamancão e oferece vários cursos nas mais diferentes áreas, Informática, Educação Ambiental, Turismo e Eletrotécnica, além de atender um pólo de Educação à Distância, Ecologia, Geografia, Informática.

A SNCT acontece até sábado, 18, e está sendo realizada na área externa do São Luis Shopping, sob coordenação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Sectec e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema