Prêmio FAPEMA completa 10 anos de reconhecimento aos pesquisadores maranhenses

Prêmio FAPEMA completa 10 anos de reconhecimento aos pesquisadores maranhenses
novembro 25 14:27 2014

Foto 15 Pru00EAmio Fapema foto Antu00F4nio Martins - CópiaO Teatro Arthur Azevedo viveu uma noite de emoção e homenagens na última segunda-feira (24), durante o Prêmio FAPEMA 2014, que teve como tema “Energias Alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

O Prêmio, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), contou com 129 trabalhos inscritos, sendo 23 escolhidos. Ao todo, incluindo os orientadores, foram 38 os premiados em oito categorias: Jovem Cientista, Pesquisador Júnior, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.

O objetivo da premiação é reconhecer os trabalhos inovadores e relevantes para o progresso científico do Maranhão e, ainda, iniciativas empresariais ou pessoas que contribuíram para a preservação do conhecimento, com impactos e resultados para a sociedade.

Foto 4 Pru00EAmio Fapema foto Antu00F4nio Martins

O Prêmio FAPEMA chegou à sua décima edição consolidado como a premiação científica mais importante do Norte/Nordeste. As oito categorias concorreram a prêmios no valor total de R$ 300 mil, um recorde na história do evento.

Nesta edição, além dos pesquisadores, foram homenageados também os reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação pela relevante contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

DSC 0156

Falando em nome de todos os premiados, a pesquisadora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, uma das vencedoras da categoria Pesquisador Sênior, falou sobre o papel da FAPEMA no desenvolvimento da pesquisa científica no Maranhão.

“A FAPEMA tornou-se, sob a gestão segura da Dra. Rosane Guerra, uma referência nacional. Hoje, nós, pesquisadores podemos planejar os rumos das nossas pesquisas, pois sabemos que podemos contar com o apoio da Fundação”, afirmou.

Foto 8 Pru00EAmio Fapema foto Antu00F4nio Martins

DSC 0264

Em um discurso emocionado, a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, fez uma retrospectiva dos últimos cinco anos de ações, frisando o Prêmio FAPEMA, o aumento da oferta de editais, o incentivo à inovação nas empresas, o aumento do registro de patentes e as ações de divulgação científica.

“O fortalecimento da Fundação e de suas ações só foi possível graças à autonomia dada à Instituição e aos investimentos crescentes feitos pelo Governo do Estado na área de Ciência, Tecnologia e Inovação”, salientou.

DSC 0330

DSC 0377

Já o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa, enfatizou o talento, a coragem e o interesse dos pesquisadores maranhenses, que, desde cedo, estão se engajando no desenvolvimento da pesquisa científica.
“O Maranhão está definitivamente engajado no caminho do desenvolvimento, tanto pelo avanço do trabalho científico, como pelos investimentos em tecnologia”, assegurou.

Foto 14 Pru00EAmio Fapema foto Antu00F4nio Martins

Representando a Governadora Roseana Sarney, a secretária-chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, associou o tema do Prêmio FAPEMA ao Programa de Incentivo às Atividades Industriais e Tecnológicas no Estado do Maranhão (ProMaranhão), lançado pelo Governo do Estado.

“O Maranhão reúne, atualmente, uma carteira de R$ 130 bilhões em investimentos até 2018. Desse total, 64 bilhões já foram concretizados, somando 86 empreendimentos privados que geraram 175 mil novos postos de trabalho. Entre essas empresas, estão algumas que trabalham com a geração de energia limpa, provando que estamos fazendo os investimentos certos”, destacou.

DSC 0401

LANÇAMENTOS 

Ao final do evento, foi anunciada a Plataforma Buriti, um sistema de projetos que divulga os trabalhos de pesquisadores, instituições de ensino e empresas, que tem ou tiveram projetos de pesquisas fomentados pela FAPEMA, apresentando dados relativos às etapas de demanda de bolsas e de recursos solicitados, bem como propostas aprovadas pela Fundação.

Ao acessar o Sistema, o usuário pode realizar consultas, utilizando diversas variáveis de busca. Os dados estão organizados em conformidade com as principais linhas de atuação.

 Foto 15 Pru00EAmio Fapema foto Antu00F4nio Martins

Também foi lançada a quarta edição do livro Pesquisadores do Maranhão, onde estão indexadas as pesquisas apoiadas pelos principais editais oferecidos pela Fundação. “O objetivo do livro é dar visibilidade ao que está sendo produzido no Maranhão, bem como promover o intercâmbio entre os pesquisadores”, finalizou a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra.