Diretora da Fapema apresenta ações durante reunião do Conselho Estratégico do Governo

Diretora da Fapema apresenta ações durante reunião do Conselho Estratégico do Governo
setembro 23 19:03 2009

con_estrategico_2309_modificado

A diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra, participou nesta quarta-feira, 23, da VIII Reunião do Conselho de Gestão Estratégico das Políticas Públicas de Governo, que teve como principal pauta a apresentação do Projete de Lei Orçamentária de 2010. A pedido do vice-governador, João Alberto, que coordenou a reunião, Rosane Guerra apresentou a secretários e gestores de órgão as ações que estão sendo colocadas em prática pela Fundação.

Ela falou sobre o trabalho de interiorização da Fapema e sobre os lançamentos de dez editais que somam R$ 5 milhões. Seguindo as diretrizes do governo Roseana Sarney, a presidente informou que tem trabalhado no sentido de obter mais recursos para o apoio de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

O resultado desse trabalho já pode ser sentido pela comunidade cientifica do Estado. Atualmente estão disponíveis no site da Fapema, no endereço www3.fapema.br , dez editais de fomento a pesquisa em  diversas áreas. “Nos próximos dois meses deveremos lançar mais oito editais e daremos continuidade às ações de interiorização da Fundação”, disse.

Rosane contou que com o apoio do secretário Gastão Vieira, foi superado um dos principais problemas da Fundação, encontrado ao assumir a direção da instituição: a inadimplência do Estado junto aos órgãos de fomento como CNPq e Capes. “Isto foi prontamente resolvido após reunião com o secretário Gastão Vieira”, contou.

 “A cada passo, o Maranhão ganha visibilidade no cenário nacional e participa, com outros estados da federação, de iniciativas de fomento a pesquisa que são de interesse não somente do nosso Estado, mas do país”, destacou.

A presidente revelou que entre os novos editais que serão lançados nos próximos dois meses consta um “para acidentes naturais”, como o que aconteceu recentemente no Maranhão quando milhares de famílias ficaram desabrigadas por causa das enchentes. Este edital tem a chancela do CNPq e a Fapema é partícipe, junto com outras fundações de amparo.