Inscrições para cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul e intercâmbio com Portugal terminam essa semana

Inscrições para cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul e intercâmbio com Portugal terminam essa semana
outubro 14 11:41 2009

O Edital 045/2009 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) visa à geração e a apropriação de conhecimento e a elevação da capacidade tecnológica dos países envolvidos. Com as inscrições abertas até 15 de outubro, serão seleIBSA_logocionados até oito projetos, no valor máximo de R$ 100 mil. A iniciativa se insere no âmbito do Programa de  Apoio à Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral entre Índia Brasil e África do Sul (IBAS).

Poderão apresentar propostas pesquisadores doutores com qualificação e experiência na gestão de projetos de cooperação internacional que possuam vinculo formal com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, e que tenham currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

Os candidatos devem encaminhar seus projetos ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos da linha de ação Consolidação Institucional do Sistema Nacional de C&T&I dos Fundos Setoriais, estimados em R$ 800 mil. O prazo máximo para a execução dos projetos é de dois anos e a divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq está prevista para o dia 4 de dezembro deste ano.

Para mais informações consulte o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/045.htm

Intercâmbio com a Universidade do Porto

Por meio de outra ação, o CNPq seleciona propostas para intercâmbio de estudantes de engenharia. O objetivo é apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa em estágios de doutorado-sanduíche. Os estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) parte de sua tese de doutoramento a ser defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.

As áreas a serem apoiadas são: Bioengenharia, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão de Transportes, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Biológica, Engenharia do Ambiente, Engenharia Metalúrgica e Materiais, Engenharia de Georecursos, Engenharia Física.

Poderão ser selecionadas até dez propostas de parcerias compostas por um grupo de pesquisa brasileiro e um da FEUP. Para cada proposta selecionada, o grupo brasileiro será beneficiado com até três bolsas, pelo CNPq, enquanto o grupo português será beneficiado com a mesma cota, pela FEUP. As bolsas poderão ter vigência de seis a doze meses. O prazo para inscrições termina dia 16 de outubro.

O proponente, líder do grupo brasileiro, deve possuir vinculo formal com a instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira dos doutorandos candidatos e ser o líder do grupo de pesquisa brasileiro, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. As propostas devem ser elaboradas em conjunto com o líder do grupo português, com anuência formal da FEUP para a parceria. Os projetos devem ser encaminhados ao CNPq por meio do Formulário de Propostas On Line, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro de 2009.

Para mais informações consulte o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/feup.htm