Nº 29 – Cidadão do Mundo

Nº 29 – Cidadão do Mundo
dezembro 07 09:42 2017

Quem no mundo pode dizer que 2016 foi um ano fácil? Apesar do tempo marcado por violência, intolerância e, em especial, por uma crise político-econômica que abate o País com índices altos de desemprego e ameaçadora recessão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão fecha o ano com a certeza de que cumpriu o plano de trabalho intitulado Fapema 2016: mais inclusão com ciência e tecnologia. Alcançamos metas no campo social, conhecimento da biodiversidade e competitividade com inclusão produtiva.

E contamos esta história de êxito por meio das reportagens que começam anunciando a 12ª edição do Prêmio Fapema Maria Aragão, nome da homenageada deste ano (página 07). Entrevistamos a diretora-científica, a professora doutora em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão, Silvane Magali Vale Nascimento, que traz ao leitor muitas informações sobre a Fapema e seu papel como agência que promove o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão (página 10).

O Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) aconteceu em São Luís, em agosto, com discussões importantes para o avanço da internacionalização da pesquisa, e a presença de autoridades nacionais como o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader (página 16). O Programa Cidadão do Mundo está na página 24, com casos de sucesso de estudantes bolsistas do Estágio Internacional, que farão estágios nas áreas da Saúde, Exatas, Ciências Sociais e Humanas em nove países: Estados Unidos (4), Espanha (4), Argentina (2), Itália (1), Inglaterra (1), Canadá (1), França (2), Portugal (7) e Índia (1).

A Fapema está na vitrine do 1º Tech Nordeste │ Inovação e Negócios Sustentáveis por meio de projetos financiados com recursos de editais (página 26). Da página 28 à página 63 temos uma série de textos de divulgação científica que apresentam projetos e pesquisas desenvolvidos por pesquisadores do estado do Maranhão, no campo das ciências humanas e sociais, agrárias e da saúde.

A coluna Na estante (página 64), produzida e escrita pelo coordenador de Mídia Eletrônica do Núcleo de Difusão Científica (NDC), Robert Pinheiro, apresenta algumas publicações apoiadas pela Fapema e entrevista um dos autores, o professor Márcio Carneiro, que fala sobre seu livro Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção.