Aberta a II Rodada de Negócios para a Refinaria Premium

Aberta a II Rodada de Negócios para a Refinaria Premium
setembro 01 17:13 2011

Foi aberta na manhã desta quinta-feira, 1º, a II Rodada de Negócios da Cadeia Produtiva de Gás, Petróleo e Energia, que acontece até sábado (3), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento reúne empresários do Maranhão interessados em participar e conhecer as demandas do investimento da Refinaria Premium I, que está sendo construída no município de Bacabeira.Rodada_de_Negocios

A Rodada é realizada pela Petrobrás e Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Consórcio GSF (formado pelas empresas Galvão Engenharia S.A, Serveng Civilsan S.A e Fidens Engenharia S.A), responsável pela etapa de terraplanagem da obra.

Participaram da abertura, o conselheiro deliberativo do Sebrae-MA, Cláudio Donizete Oliveira; o consultor da Petrobrás, João Ribeiro; o subsecretário de Minas e Energia, Lucio de Gusmão; além de representantes da Fiema, Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e da Organização Nacional da Indústria e Petróleo (ONIP).

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), é representada na Rodada de Negócios pela diretora administrativo-financeira da instituição, Stael Chaves, que participa do evento.

Os integrantes da Mesa de Abertura destacaram que a iniciativa objetiva mostrar a importância do empreendimento para os empresários do Estado, especialmente das micro e pequenas empresas, no que diz respeito à sua capacitação para buscar oportunidades e serem inseridos na cadeia de fornecimento do projeto, que promoverá alta geração de emprego. “Este é um grande momento para o Estado e para o país, e os empresários precisam estar capacitados”, frisou o conselheiro do Sebrae, Cláudio Oliveira.

O evento seguirá até o próximo sábado (3), com diversas rodadas de debates encabeçadas por representantes da Petrobrás e do Consórcio GSF. No primeiro dia do evento foram ministradas as palestras “Oportunidades para o fornecedor na Indústria de Óleo, Gás e Naval”, pelo gerente castro da ONIP, Jerônimo Azevedo, e a “Refinaria Premium I: fase atual das obras, demandas presentes e futuras do consórcio e relação com fornecedores”, pelo gerente de suprimentos do consórcio GSF, Marcus Martins.

REFINARIA PREMIUM I – O empreendimento está sendo construído numa área de 20 quilômetros quadrados, em Bacabeira, e será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste. O projeto vai aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação, nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo, bunker (combustível para navios) e coque. Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I irá refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras.

  Categorias: