Aberta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

Aberta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
outubro 19 12:35 2010

Mesa-de-aberturaHomenagens, agradecimentos e a promessa de um grande evento marcaram a noite desta segunda-feira (18), com a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT 2010).  A cerimônia realizada em São Luís, no Palácio Cristo Rei, com a presença de autoridades e representantes da área, balizou o início da Semana que movimentará todo Estado em torno de atividades de difusão e popularização da ciência.
 
Em seu discurso, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lauro Andrade Assunção, enfatizou as parcerias estabelecidas entre as várias instituições ligadas ao ensino e pesquisa para a realização do evento neste ano, e reafirmou o compromisso da secretaria com a comunidade. “Vamos fazer desse grande evento um momento de congregação e difusão do conhecimento. O tema escolhido para a Semana em 2010 é muito oportuno, visto que é importante fazer do Maranhão um estado rico e próspero, mas tudo isso aliado à preservação do meio ambiente”, disse o secretário em referência ao tema da SNCT 2010 que é “Ciência para o desenvolvimento sustentável”.
 
O secretário estadual do Meio Ambiente, Washington Rio Branco, também destacou a importância do debate sobre a sustentabilidade e a sua relação direta com a ciência. “Vivemos numa busca incessante pela ciência sustentável, sobretudo quando se trata de recursos naturais que julgávamos infinitos, como a água e o petróleo”, exemplificou. “Não me recordo de um único registro na história da humanidade em que a ciência não estivesse presente”, disse oSecretrio-de-Educao-anun deputado federal e ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão.
 
Na ocasião, o secretário estadual de Educação, Anselmo Raposo, aproveitou para anunciar o projeto Escola Verde, que é encabeçado pela secretaria, mas precisará contar com o apoio declarado das universidades e comunidade científica. Trata-se de um projeto piloto, em São José de Ribamar, com reutilização total dos recursos. “Não haverá energia elétrica, a escola será movida a energia solar. A água da chuva será reaproveitada e todos os tijolos usados em sua construção serão retirados das escavações do terreno onde será construída a escola”, explicou com entusiasmo o secretário.
 
A diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, que foi uma das hRosane-Guerra-recebe-homenaomenageadas da noite como representante do trabalho desempenhado pela instituição frente à Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado, destacou a realização da I Mostra Científica do Maranhão e a participação expressiva de estudantes da Iniciação Científica no evento. “Muitos desses estudantes mostrarão pela primeira vez seus trabalhos à sociedade e essa é uma das principais premissas da Semana, a difusão e popularização da ciência. Dentro da programação, traremos ainda algumas atividades lúdicas como forma de atrair o público infantil, fazendo com que os jovens tomem o gosto pela atividade científica cada vez mais cedo”, declarou. 
 
Rosane Guerra também compartilhou com os presentes o que vislumbra para os próximos anos com a realização da primeira Mostra: “Esse ano tivemos mais de 350 atividades cadastradas, entre apresentações de pôsteres, protótipos, palestras, minicursos e oficinas. Espero que nos anos subseqüentes tenhamos dez vezes mais inscritos, pois essa é uma das formas desse conhecimento sair do ambiente acadêmico e chegar à sociedade”.

Rosane-Guerra-discursaAlém da diretora-presidente da FAPEMA, também foram homenageados pela contribuição para o desenvolvimento científico do Estado, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Oliveira; a pesquisadora Flávia Mochel; o secretário regional da SBPC-MA, José Maurício Bezerra; o deputado federal Waldir Maranhão; e a coordenadora do mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Antônia Alice Costa.
 
A programação da SNCT 2010 no Maranhão começou desde a última segunda-feira em vários municípios do Estado. Hoje (19), tem início na Praça Maria Aragão as atividades que estão sendo promovidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e a I Mostra Científica do Maranhão, realizada pela FAPEMA em parceria com a UFMA, UEMA e UNICEUMA, e apoio da Vale e Secretaria Estadual da Educação. Na Praça, as atividades se estendem até o próximo dia 22, e, simultaneamente, acontecerão outras atividades no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Csmpus Maracanã, na UFMA e na UEMA.

  Categorias: